A CONCORDÂNCIA NOMINAL COMO UM MARCADOR ESTILÍSTICO DE CONSTRUÇÃO DA PERSONA ESTEREOTIPADA DO ACADÊMICO DA UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a47355

Palavras-chave:

Entrevistas sociolinguísticas, Três ondas da sociolinguística, Estilo, Construção da persona, Concordância nominal.

Resumo

Este estudo tem por objetivo demonstrar como a concordância nominal pode se transformar em um marcador estilístico estereotipado no meio acadêmico, o qual influencia a construção da persona universitária. Para tanto, assumimos o trabalho reconfigurado com entrevistas sociolinguísticas, cuja coleta de dados seguiu o modelo laboviano variacionista. Ao todo, quinze entrevistas sociolinguísticas compuseram a amostra que será analisada no decorrer deste artigo. As entrevistas foram realizadas com acadêmicos de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estratificados por deslocamentos e nível de letramento em quatro células sociais. O protocolo de coleta de dados foi replicado da amostra Deslocamentos (2019), do banco de dados Falares Sergipanos (FREITAG, 2013), e segue as diretrizes do projeto. À luz de Labov (1963, 1966, 1972a, 2010), Scherre (1988, 1997), Eckert (2005, 2012), Camacho (2010), Freitag, Martins e Tavares (2012), Hora (2014), Severo (2014), entre outros autores; chegamos ao entendimento de que a concordância nominal constitui um importante marcador estilístico presente na identidade da persona universitária. A relevância do estudo se dá, em termos gerais, na escolha em abordar o fenômeno da concordância nominal pela perspectiva dos estudos de terceira onda em uma amostra coletada nos moldes labovianos variacionistas de primeira onda.

 

This study aims to demonstrate how the nominal agreement can become a stylistic marker that influences the construction of the university persona. We assume the reconfigured work with sociolinguistic interviews, whose data collection follow the variationist labovian model. In all, fifteen sociolinguistic interviews constitute the sample that will be analyzed in this article. The interviews were realized with academics from several courses at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), which were stratified by displacements and level of literacy into four social cells. The data collection protocol was replicated from the Displacements sample (2019) of the Falares Sergipanos database (FREITAG, 2013), and follows the guidelines of the project. Through the theoretical basis of Labov (1963, 1966, 1972a, 2010), Scherre (1988, 1997), Eckert (2005, 2012), Camacho (2010), Hora (2014), Freitag, Martins and Tavares (2012), Severo (2014), among other authors; we identify that nominal agreement represents an important stylistic marker in the university persona's identity. The relevance of the study is in the choice to approach the phenomenon of nominal agreement from the perspective of third wave studies in a sample collected in the first wave labovian variationist molds.

Biografia do Autor

Ariele Helena Holz Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Sociolinguística e Dialetologia, com ênfase em Contato, Variação e Mudança linguística. Possui mestrado em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) e graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade da Região de Joinville (2019). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pesquisadora do Grupo de Estudos de Línguas em Contato da UFSC (GELIC-UFSC). Atualmente, interessa-se, sobretudo, pelas temáticas: contato linguístico, línguas crioulas, o crioulo haitiano, ideofones, identidade, políticas linguísticas voltadas às línguas minoritárias e minorizadas, linguística histórica, linguística de área e línguas africanas. 

Sabrina Vieira Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como Bolsista de Extensão Universitária no Projeto "A Literatura no leito hospitalar" (2015 - 2017), como Bolsista de Monitoria Voluntária na disciplina curricular "Currículo: questões conceituais" (2016), ambas na mesma instituição. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Área de concentração: Sociolinguística e Dialetologia; linha de pesquisa: Contato, Variação e Mudança Linguística.

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier