"FLOR DA MATA": REVERBERAÇÕES ESTÉTICAS DE CONHECIMENTOS INDÍGENAS DA NATUREZA EM HAICAIS DE GRAÇA GRAÚNA

Autores

  • Rinah de Araújo Souto Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
  • José Hélder Pinheiro Alves universidade federal de campina grande

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n1a48353

Palavras-chave:

Leitor multicultural, Natureza, Poesia indígena.

Resumo

A representação da natureza é tema recorrente na poesia infantil produzida no Brasil. No entanto, os estudos sobre tal temática, sob a perspectiva da literatura de autoria indígena, ainda são escassos. Nesse sentido, propomos ampliar esse debate com, para e a partir da leitura dos poemas de Graça Graúna presentes no livro Flor da mata (2014), valendo-nos da teoria indígena (MUNDURUKU, 2020; KRENAK, 2019, 2020; GRAÚNA, 2013; KAMBEBA, 2020; POTIGUARA, 2019; entre outros/as) e da discussão em torno da autoria, da questão do gênero literário em causa e das possibilidades de leitura em sala de aula, de modo a contribuir para a formação do leitor multicultural (THIÉL, 2012, 2013; PINHEIRO, 2018, 2020). Trata-se de uma abordagem tanto metodológica de pesquisa bibliográfica sobre perspectivas indígenas a respeito da natureza quanto analítica, tendo como corpus alguns haicais do referido livro. Verificamos que os elementos da natureza evocados poeticamente podem corroborar exercícios de alteridade e aproximar os leitores das textualidades indígenas, sensibilizando-os, a partir do encontro com o texto poético, para o reconhecimento da pluralidade de saberes do mundo.

 

The representation of nature is a recurring theme in the poetry for children produced in Brazil. However, there are few studies on this field from the perspective of Indigenous literature. In this sense, we propose to broaden this discussion, with, for, and from the reading of Graça Graúna’s poems present in the book Flor da mata (2014), using Indigenous theory (MUNDURUKU, 2020; KRENAK, 2019, 2020; GRAÚNA, 2013; KAMBEBA, 2020; POTIGUARA, 2019; among others), the discussions around authorship, the issue of literary genre, and the possibilities of the reading in the classroom, in order to contribute to the formation of multicultural readers (THIÉL, 2012, 2013; PINHEIRO, 2018, 2020). The approach is both methodological of bibliographic research on Indigenous perspectives about the nature, and an analytical one, having as corpus some haiku from the mentioned book. We verified that the elements of nature poetically evoked can corroborate exercises of alterity and bring readers closer to Indigenous textualities, sensitizing them, in the encounter with the poetic text, to the recognition of the plurality of knowledge in the world.

Biografia do Autor

Rinah de Araújo Souto, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Rinah de Araújo Souto é graduada e mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, doutora em Letras pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba e vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do campus I. Docente voluntária na linha Leituras Literárias do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Coordena o projeto de extensão Escrevivências: formação de professores para uma mediação decolonial de leitura literária. Foi uma das organizadoras da primeira edição do Seminário de Estudos Culturais Afro-brasileiros da UFPB. Atuou como artista educadora no Museu da Cidade de São Paulo e em outras instituições culturais da cidade. É membro do GEAL - Grupo de Estudos em Antropologia Literária (UFPB/CNPq), do GEEF - Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (DLCV/DLPL/UFPB), uma das pesquisadoras do projeto Leitura literária na escola: bildung, experiências e propostas na educação básica (UFPB/DLCV/PPGL) e do projeto Cartografias das culturas populares. É vice-líder do projeto de pesquisa Sul Global: perspectivas pós/descoloniais afro-latino-asiáticas. Áreas de interesse: literaturas de língua portuguesa, literatura indígena contemporânea, literatura infantojuvenil, literatura e ensino, literatura e outras artes, arte/educação, espaço narrado, antropologia literária, epistemologias do sul, estudos pós-coloniais e decoloniais.

José Hélder Pinheiro Alves, universidade federal de campina grande

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier