ENSINO DE LITERATURA EM CONTEXTOS DE MULTILETRAMENTOS E DE RECURSOS DIGITAIS: DESAFIOS E ALCANCES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a49784

Palavras-chave:

Multiletramentos, Letramento Literário, Recursos Digitais, Sequência didática

Resumo

A pedagogia dos multiletramentos tem sido amplamente discutida e difundida nos últimos anos, sobretudo porque propõe um ensino a partir da multiplicidade de gêneros textuais e de contextos sócio-históricos e culturais distintos para a formação letrada do sujeito. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática de ensino de literatura orientada com base na pedagogia dos multiletramentos e no uso de recursos digitais na educação. Fundamentado, primordialmente, a partir de Rojo e Moura (2012) e de Cosson (2018), elaboramos e aplicamos uma sequência didática para propor novos caminhos para a inserção do ensino de literatura no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede federal de ensino. Como resultado, a priori, verificamos que as práticas de ensino de literatura, quando orientadas por meio da pedagogia dos multiletramentos e dos recursos digitais, tornam-se mais eficientes, contextualizadas e significativas. 

Biografia do Autor

Anderson Luiz Teixeira Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos)

Possui Graduação em Letras, Língua Portuguesa e Mestrado em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal do Pará. Discente da Especialização em Docência com Ênfase em Educação Básica no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Arcos. Atua como professor de Língua Portuguesa e Literatura. Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Ensino de Literatura, Literatura Brasileira Moderna e Literatura e Filosofia.

Elisa Bragança Curi Magalhães de Souza, Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos)

Possui graduação em Psicologia pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh), (2010) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira (2014). Possui ainda graduação em Letras/ Literaturas (2019) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi bolsista de Extensão no Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE), entre agosto de 2017 e janeiro de 2018. Além disso, foi bolsista de Iniciação Científica no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, realizando pesquisas na área de Educação, Letramento Acadêmico e Formação de Professores. É participante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF). Cursa atualmente pós-graduação em Educação Inclusiva, pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Tem experiência como professora de Redação e Língua Portuguesa em instituições privadas de ensino.

Gabriele Cristine Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Santa Luzia)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do grupo de estudos Enunciar. Professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Santa Luzia).

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier