ENSINO DE LITERATURA EM CONTEXTOS DE MULTILETRAMENTOS E DE RECURSOS DIGITAIS: DESAFIOS E ALCANCES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a49784Palavras-chave:
Multiletramentos, Letramento Literário, Recursos Digitais, Sequência didáticaResumo
A pedagogia dos multiletramentos tem sido amplamente discutida e difundida nos últimos anos, sobretudo porque propõe um ensino a partir da multiplicidade de gêneros textuais e de contextos sócio-históricos e culturais distintos para a formação letrada do sujeito. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática de ensino de literatura orientada com base na pedagogia dos multiletramentos e no uso de recursos digitais na educação. Fundamentado, primordialmente, a partir de Rojo e Moura (2012) e de Cosson (2018), elaboramos e aplicamos uma sequência didática para propor novos caminhos para a inserção do ensino de literatura no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede federal de ensino. Como resultado, a priori, verificamos que as práticas de ensino de literatura, quando orientadas por meio da pedagogia dos multiletramentos e dos recursos digitais, tornam-se mais eficientes, contextualizadas e significativas.
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