QUESTÕES ÉTICAS E IDEOLÓGICAS PARA POLÍTICAS DE USO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50290Palavras-chave:
Política linguística. Política de ensino de língua portuguesa. Planejamento linguístico. Ideologia nacionalista. Ética da singularidade.Resumo
Perspectivamos, neste texto, uma política de uso e ensino de língua portuguesa (RAJAGOPALAN, 2013), a partir de uma ética da singularidade (BAKHTIN, 1997) e de um fundamento materialista-histórico da linguagem (VOLÓCHINOV, 2017). Tomamos o discurso do componente dos anos finais de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), e apresentamos questões para o planejamento linguístico e a formação linguística do Brasil; em relação à participação social em eventos linguísticos (letrados, orais, visuais) e ao discurso que em torno de (educação de) língua e letramento se constrói nos processos de formação do estado nacional (STREET, 2014; MILROY, 2011).
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