QUESTÕES ÉTICAS E IDEOLÓGICAS PARA POLÍTICAS DE USO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Auteurs-es

  • Pedro Simões

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50290

Mots-clés :

Política linguística. Política de ensino de língua portuguesa. Planejamento linguístico. Ideologia nacionalista. Ética da singularidade.

Résumé

Perspectivamos, neste texto, uma política de uso e ensino de língua portuguesa (RAJAGOPALAN, 2013), a partir de uma ética da singularidade (BAKHTIN, 1997) e de um fundamento materialista-histórico da linguagem (VOLÓCHINOV, 2017). Tomamos o discurso do componente dos anos finais de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), e apresentamos questões para o planejamento linguístico e a formação linguística do Brasil; em relação à participação social em eventos linguísticos (letrados, orais, visuais) e ao discurso que em torno de (educação de) língua e letramento se constrói nos processos de formação do estado nacional (STREET, 2014; MILROY, 2011).

Références

AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005.

BAKHTIN, M. Hacia una filosofia del acto etico. Barcelona: Anthropos, 1997.

BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: MEC, 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.

CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de língua: intercompreensão e práticas translíngues In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.

CORREA, D. A. Política linguística e ensino de línguas. Calidoscópio, vol. 7, n. 1, p. 72-78, jan./abr. 2009.

FARACO, C. A. O Brasil entre a norma culta e a norma curta. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Orgs.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

FERREIRA, A. T. B. Os saberes docentes e sua prática. In: FERREIRA, A. T. B.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; LEAL, T. F. (Orgs.). Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p.51-64.

FONSECA, F. C. P. Mídia e democracia: falsas confluências. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 22, p. 13-24, jun. 2004.

GERALDI, J. W. O ensino da unidade na diversidade linguístico-cultural. In: GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras, 1996.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n. 1, jan./jun. 2001.

LAGARES, X. C. Minorias linguísticas, políticas normativas e mercados. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2016.

MILROY, J. Ideologias linguísticas e as consequências da padronização. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.) Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MIRANDA, M. A Ratio Studiorum e o desenvolvimento de uma cultura escolar na Europa moderna. Humanitas, v. 63, p. 473-490, 2011.

MOITA LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013a.

MOITA LOPES, L. P. Ideologia linguística: como construir discursivamente o português no século XXI. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2013b.

MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PETITAT, A. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

RAJAGOPALAN, K. A norma linguística do ponto de vista da política linguística. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.) Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013.

RAJAGOPALAN, K. Linguagem e ética: algumas considerações gerais. In: RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R (Org.) Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola: 2013.

SANTANA, M. V. M. Uma língua, uma nação? O papel dos vernáculos na formação dos estados nacionais europeus. In: FREITAG, L. M. K.; SILVA, L. R. (Org.) Percursos de uma Política Linguística no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

SIMÕES, A. R. G. S. M. A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória. 2006. 378 f. (Doutorado em Didáctica) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro.

SIMÕES, P. Ser e linguagem em Bakhtin: diálogos com a filosofia heideggeriana. Ao pé da letra, v. 18, n. 1, p. 107-126, 2016.

SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B.; STREET, J. A escolarização do letramento. In: STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier