CENAS DA (RE)ESCRITURA EM "VINTE POEMAS PARA CAMÕES", DE MANUEL ALEGRE

Autores

  • Maria Eduarda Miranda Paniago Universidade de São Paulo.
  • Caio Gagliardi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50457

Palavras-chave:

Manuel Alegre, Camões, Intertextualidade, Metalinguagem, Fazer Poético

Resumo

O presente artigo busca analisar um conjunto de poemas da obra Vinte poemas para Camões (1992), de Manuel Alegre, enfocando as representações da escrita poética em cada um deles. Por se tratar de uma obra propositivamente intertextual, a base teórica utilizada se baseia sobretudo nos estudos da intertextualidade desenvolvidos por Antoine Compagnon (1996), Affonso Romano de Sant’anna (1998) e Tiphaine Samoyault (2008), além de importantes obras da fortuna crítica camoniana e da fortuna crítica sobre Manuel Alegre. Conforme argumentaremos, o livro se constrói por meio da metáfora da navegação, buscando realizar uma viagem pela obra de Luís de Camões, a qual é conduzida, do ponto de vista de Alegre, através de seus enigmas e lacunas. Essa leitura, por sua vez, também deixa entrever o processo de reescritura de partes da obra do poeta homenageado, deslocando e transformando seus significados. Constatamos que a jornada algeriana pela poesia camoniana representa, para além do simples tributo, um modo de refletir a fundo sobre o grande poeta nacional do século XVI, sua poesia e sua pátria, enquanto elementos históricos e míticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Miranda Paniago, Universidade de São Paulo.

Mestranda em Literatura Portuguesa pela Universidade São Paulo.

Caio Gagliardi, Universidade de São Paulo

Caio Gagliardi é Professor Associado de Literatura Portuguesa na USP, onde coordena o grupo de pesquisa Estudos Pessoanos. É autor de O renascimento do autor – autoria, heteronímia e fake memoirs (2019) e organizador do volume de ensaios críticos Fernando Pessoa & Cia. não heterônima (2019), entre outros livros e artigo relacionados à moderna Literatura Portuguesa, à Teoria Literária e ao Ensino da Literatura.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier