PARA ENSINAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50467

Palavras-chave:

Sinais de pontuação, Funções enunciativo-discursivas, Sujeito, Estilo

Resumo

Este é um estudo exploratório sobre os sinais de pontuação. Nosso percurso argumentativo inicia-se na descrição de uma amostra de gramáticas brasileiras, passa por outra amostra de manuais e guias de pontuação, descreve diversos estudos produzidos no âmbito da Linguística, explora três exemplos de autores que, na literatura ficcional, criaram seu estilo através de sinais de pontuação e por fim faz apontamentos a quem ensina a usar os sinais de pontuação. Neste percurso, procuramos entender o que são os sinais de pontuação (cada autor lista itens diferentes) e quais são suas funções. Uma vez definidos os critérios para se chegar à natureza dos sinais de pontuação, suas funções são exploradas. Notamos que enquanto as gramáticas lançam mão da noção de pausa, nem todos os guias e manuais percebem a função prosódica dos sinais de pontuação. Entre os linguistas, somente aqueles que estudam sinais específicos (e não o sistema de pontuação) consideram a dimensão prosódica dos sinais de pontuação. Já as funções sintáticas dos sinais de pontuação são abordadas em gramáticas, manuais, guias e estudos linguísticos. Nos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística, além da função sintática, a função enunciativo-discursiva dos sinais é explorada – o que abre caminho para o sujeito que pontua, as possibilidades de escolha e o uso criativo dos sinais de pontuação. Depois de mostrar três exemplos de autores literários que criaram seu estilo com auxílio dos sinais de pontuação, oferecemos ideias de como se pode ensinar a usar os sinais de pontuação: além de observar, experimentar.

Biografia do Autor

Lou-Ann Kleppa, Universidade Federal de Rondônia

Lotada no Departamento de Lìnguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia e editora da EDUFRO.

Referências

ALMEIDA, N.M. Gramática metódica da língua portuguesa. São Paulo: Editora Saraiva, 1979.

ANDROUTSOPOULOS, J. Digitalisierung und soziolinguistischer Wandel: Der Fall der digitalin Interpunktion. In: MARX, K.; LOBIN, H.; SCHMIDT, A. (Hrsg.). Deutsch in sozialen Medien. Interaktiv – multimodal – vielfältig. Berlin: de Gruyter, 2020, p. 75 – 94.

ARAÚJO, E. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2008.

AZEREDO, J.C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 4. Edição, São Paulo: Publifolha: Instituto Houaiss, 2018.

BARON, N. S.; LING, R. Necessary smileys & useless periods: redefining punctuation in electronically-mediated communication. Visible Language, vol. 45 ½, p. 45-67, 2011.

BENNE, C. Der Punkt. Vom Sinn des reinen Fürsichseins. In: ABBT, C.; KAMMASCH, T. (Orgs.) Punkt, Punkt, Komma, Strich? Geste, Gestalt und Bedeutung philosophischer Zeichensetzung. Bielefeld: Transkript Verlag, 2009, p. 41-60.

BERNARDES, A. C. A. Pontuando alguns intervalos da pontuação. Tese de doutorado em Linguística defendida na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Campinas, 2002.

CAMARA, T.M.N.L. Pontuação: perspectivas e ensino. Rio de Janeiro: UERJ, 2006. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) do Programa de pós-Graduação da Faculdade de Letras, UERJ, Rio de Janeiro, 2006.

CASTRO, E. M. M. Por que escrevemos? O próprio poético: ensaio de revisão da poesia portuguesa atual. São Paulo: Quíron, 1973, p. 15-16.

CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura: teoria & prática, n. 24, p. 52-65, 1994.

CRYSTAL, D. The fight for English: how language pundits ate, shot and left. New York: Oxford University Press, 2007.

COWELL, P.; HILDEBRAND, C. This is me, period. The art, pleasures and playfulness of punctuation. New York: Clarkson Potter Publishers, 2017.

CUNHA, C., CINTRA, L. F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

CUNHA, K. Z.; PORTO, M. M. Pausa para respirar: o papel da pontuação na leitura. In: OLIVEIRA, R. P.; QUAREZEMIN, S. (Orgs.) Artefatos em gramática: ideias para aulas de língua. DLLV/CCE/UFSC, 2020, p. 131-164.

DACANAL, J. H. Manual de pontuação: teoria e prática. Porto Alegre: Edições Besourobox, 2016.

DAHLET, V. Pontuação, língua, discurso. Anais do GEL XXIV, p. 337-340, 1995.

DAHLET, V. Pontuação, sentido e efeitos de sentido. Anais do XLV Seminário do GEL, v. XXVII, p. 465-471, 1998.

DAHLET, V. A pontuação e sua metalinguagem gramatical. Revista Estudos da Linguagem, v. 10, n. 1, p. 29 – 41, 2002.

DAHLET, V. As (man)obras da pontuação: usos e significações. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006a.

DAHLET, V. A pontuação e as culturas da escrita. Revista Filologia e Linguística Portuguesa n. 8, p. 287 – 314, 2006b.

DALLAROSA, A. R. Z. A pontuação como movimentos do sujeito na escrita: pontos de reflexão. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.

FERRAREZI Jr., C. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

FIORIN, J. L. Semiótica e comunicação. Galáxia, n. 8, p. 13-30, 2004.

FLUSSER, V. Gesten: Versuch einer Phänomenologie. Düsseldorf: Bollmann Verlag, 1997.

HANSEN, J. A. O que é um livro? Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições SESC, 2019.

JUNKES, T. K. Trajetória da pontuação: da frase ao interdiscurso. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

KLEPPA, L-A. Entre reticências e exclamações: usos de sinais de pontuação em peças publicitárias de 1952. Cadernos de Linguística, vol. 2, n. 4, p. 1 – 23, 2021.

KLEPPA, L-A. Onze sinais em jogo. Campinas: Editora Unicamp, 2019.

KRAHN, A. A new paradigm for punctuation. Dissertation. University of Wisconsin – Milwaukee, 2014.

LUKEMAN, N. A arte da pontuação. Tradução: Marcelo Dias Almada. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2011.

MARTINS FILHO, P. Manual de editoração e estilo. Campinas: Editora Unicamp; São Paulo: EDUSP; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

MCCULLOCH, G. Because internet: understanding the new rules of language. New York: Riverhead Books, 2019.

MOORE, N. What’s the point? The role of punctuation in realising information structure in written English. Functional Linguistics, vol. 3, n. 6, p. 1-23, 2016.

MORGENSTERN, C. No reino da pontuação. Traduzido por Tetê Knecht. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2010.

NUNBERG, G. The linguistics of punctuation. Center for the Study of Language and Information. Leland Stanford Junior University, 1990.

ROCHA, I. L. V. Flutuação no modo de pontuar e estilos de pontuação. DELTA, vol. 14, n. 1, p. 1 -9, 1998.

ROCHA LIMA, C. H. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

RODRIGUES, V. V.; CIDADE, D, N. Desgarramento e pontuação em textos de vestibulandos. Confluência, n. 61, p. 124-156, 2021.

SAVIOLI, F. P. Gramática em 44 lições. São Paulo: Editora Ática, 1991.

SCHLECHTWEG, M.; HÄRTL, H. Do we pronounce quotation? An analysis of name-informing and non-name-informing contexts. Preprint to appear in Language and Speech, 63 (4), 2020.

SONCIN, G.; TENANI, L. Emprego de vírgula e prosódia do português brasileiro: aspectos teórico-analíticos e implicações didáticas. Filologia e Linguística Portuguesa, vol. 17, n. 2, p. 473-493, 2015.

TENANI, L. Vírgula ou ponto? Pausa ou entoação? Relação entre pontuação e fala na produção textual. Minicurso oferecido na I Escola de Estudos Linguísticos do GEL, 2020.

WATSON, C. Semicolon: The past, present, and future of a misunderstood mark. Londres: Harper Collins, 2019 (livro digital, com paginação por posição).

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier