PARA ENSINAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50467Słowa kluczowe:
Sinais de pontuação, Funções enunciativo-discursivas, Sujeito, EstiloAbstrakt
Este é um estudo exploratório sobre os sinais de pontuação. Nosso percurso argumentativo inicia-se na descrição de uma amostra de gramáticas brasileiras, passa por outra amostra de manuais e guias de pontuação, descreve diversos estudos produzidos no âmbito da Linguística, explora três exemplos de autores que, na literatura ficcional, criaram seu estilo através de sinais de pontuação e por fim faz apontamentos a quem ensina a usar os sinais de pontuação. Neste percurso, procuramos entender o que são os sinais de pontuação (cada autor lista itens diferentes) e quais são suas funções. Uma vez definidos os critérios para se chegar à natureza dos sinais de pontuação, suas funções são exploradas. Notamos que enquanto as gramáticas lançam mão da noção de pausa, nem todos os guias e manuais percebem a função prosódica dos sinais de pontuação. Entre os linguistas, somente aqueles que estudam sinais específicos (e não o sistema de pontuação) consideram a dimensão prosódica dos sinais de pontuação. Já as funções sintáticas dos sinais de pontuação são abordadas em gramáticas, manuais, guias e estudos linguísticos. Nos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística, além da função sintática, a função enunciativo-discursiva dos sinais é explorada – o que abre caminho para o sujeito que pontua, as possibilidades de escolha e o uso criativo dos sinais de pontuação. Depois de mostrar três exemplos de autores literários que criaram seu estilo com auxílio dos sinais de pontuação, oferecemos ideias de como se pode ensinar a usar os sinais de pontuação: além de observar, experimentar.
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