MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GONÇALO ROLLEMBERG LEITE

Autores

  • Alexandre Silva Paixão Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-2830-0932
  • Elislane de Goes Nascimento
  • Franciele Vieira Francisco Universidade Federal de Sergipe
  • Wesley Cleiton Aquino Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Guaraci de Santana Marques Andrade Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite
  • Antônio Félix de Souza Neto Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50755

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Formação cidadã, Relato de experiências. Residência pedagógica, Sequências didáticas.

Resumo

O presente texto relata as experiências obtidas no Programa Institucional Residência Pedagógica (RP), implantado em 2012 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sequências didáticas ministradas no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, cujas atividades foram elaboradas com supervisão do docente coordenador Antônio Félix de Souza Neto e da professora preceptora Guaraci de Santana Marques Andrade, embasando-se em teóricos como Miani (2012), Pianaro (2010), Ramos (2007), Teixeira e Zabala (1988), entre outros. Além disso, o texto mostra uma breve explanação acerca do projeto “1, 2, 3 textando”, cujo título remete à expressão comumente mencionada ao iniciar as gravações cinematográficas ou testes em aparelhos eletrônicos, aludindo exatamente ao anseio de tornar os alunos protagonistas no processo de produção de gêneros textuais para englobar as práticas sociais e digitais no âmbito escolar e lhes exercitar o senso crítico no tocante a assuntos contemporâneos em debate. Ademais, há uma súmula sobre o passo a passo da aplicação, quais e como as discussões foram suscitadas, os resultados alcançados. Verificou-se que o trabalho possibilitou diagnosticar dificuldades concernentes à interpretação e melhorá-la; instigar a reflexão e a formulação de argumentos acerca das temáticas abordadas e compreender como funciona a interação dos alunos entre si, aperfeiçoando-lhes as competências linguísticas e discursivas, contribuindo para a formação cidadã tendo em vista que as práticas sociais são fundamentais para a construção de sentidos e ressaltando a comprovação de que a prática e a teoria são indissociáveis na formação de licenciandos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Paixão, Universidade Federal de Sergipe

Tem graduação em Letras português-espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É mestrando em Estudos literários pela mesma universidade, cujo tema de pesquisa é ? Álvares de Azevedo, o mais byroniano dos byronianos: apropriação de Lord Byron ? vinculada à linha de investigação - Literatura e recepção -. Participa do grupo de pesquisa GeFeLit (Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura) com permissão do CNPq. Dedica-se principalmente aos temas: crítica poética; poesia romântica brasileira; Estética da recepção; Literatura comparada e Álvares de Azevedo.

Elislane de Goes Nascimento

Universidade Federal de Sergipe 

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier