MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GONÇALO ROLLEMBERG LEITE
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50755Keywords:
Gêneros textuais, Formação cidadã, Relato de experiências. Residência pedagógica, Sequências didáticas.Abstract
O presente texto relata as experiências obtidas no Programa Institucional Residência Pedagógica (RP), implantado em 2012 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sequências didáticas ministradas no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, cujas atividades foram elaboradas com supervisão do docente coordenador Antônio Félix de Souza Neto e da professora preceptora Guaraci de Santana Marques Andrade, embasando-se em teóricos como Miani (2012), Pianaro (2010), Ramos (2007), Teixeira e Zabala (1988), entre outros. Além disso, o texto mostra uma breve explanação acerca do projeto “1, 2, 3 textando”, cujo título remete à expressão comumente mencionada ao iniciar as gravações cinematográficas ou testes em aparelhos eletrônicos, aludindo exatamente ao anseio de tornar os alunos protagonistas no processo de produção de gêneros textuais para englobar as práticas sociais e digitais no âmbito escolar e lhes exercitar o senso crítico no tocante a assuntos contemporâneos em debate. Ademais, há uma súmula sobre o passo a passo da aplicação, quais e como as discussões foram suscitadas, os resultados alcançados. Verificou-se que o trabalho possibilitou diagnosticar dificuldades concernentes à interpretação e melhorá-la; instigar a reflexão e a formulação de argumentos acerca das temáticas abordadas e compreender como funciona a interação dos alunos entre si, aperfeiçoando-lhes as competências linguísticas e discursivas, contribuindo para a formação cidadã tendo em vista que as práticas sociais são fundamentais para a construção de sentidos e ressaltando a comprovação de que a prática e a teoria são indissociáveis na formação de licenciandos.
References
AIDAIR, L. História em quadrinhos. Todamatéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: CORDEIRO, G., S.; ROJO, R. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
MIANI, R. A. Charge: uma prática discursiva e ideológica. 9ª Arte, v. 1, n. 1, p. 37-48, 1º semestre/2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99622>. Acesso em: 07 de jul. de 2021.
Programa Residência Pedagógica. CAPES, Brasília, 01 de mar. de 2018. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica> Acesso em: 07 de jul. de 2021.
RAMOS, P. E. Tiras cômicas e piadas: duas leituras, um efeito de humor. São Paulo, USP, 2007. Tese de doutorado (Doutorado em Filologia) do programa de pós-graduação em filologia e língua portuguesa, USP, São Paulo, p. 424, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04092007-141941/en.php>. Acesso em: 07 jul. 2021.
SILVEIRA, V. R. H. A palavra-imagem nos gestos de leitura: os quadrinhos em discussão. São Paulo, PUC-SP, 2003. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: <https://oatd.org/oatd/record?record=oai%5C%3Abiblio.pucsp.br%5C%3A7428>. Acesso em: 01 de jul. 2021.
SOUZA, V. S.; SOUZA, I. Gênero textual: características e funcionalidade social. In: II seminário de professores e ensino de língua inglesa, v. 2, jun, 2013, São Cristóvão. Anais. São Cristóvão: UFS, 2013. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9899/2/GeneroTextualTirinha.pdf> Acesso em: 08 de jul. 2021.
TEIXEIRA, M. C.; ANGELO, C. M. P. O gênero jornalístico charge no letramento escolar. R. Língua & Literatura, [s. l.], v. 12, n. 19, p. 89-107, 5 dez. 2010. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/viewFile/147/285>. Acesso em: 1 mar. 2021.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).