PENSANDO O DOMÍNIO ACADÊMICO NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: UMA PROPOSTA DE MÓDULO DIDÁTICO PARA ALUNOS PEC-G

Autores

  • Maria Clara da Cunha Machado Universidade Federal Fluminense - Mestranda programa de Estudos de Linguagem.

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51122

Palavras-chave:

Resumo acadêmico. Português para Estrangeiros. Pré PEC-G. Módulo didático.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de módulo didático que focaliza o gênero resumo no ensino de leitura e produção de textos em cursos de português como língua estrangeira, constituindo um possível acréscimo aos materiais didáticos já utilizados nos cursos que preparam os alunos do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) para a realização do Exame Celpe-Bras e de cursos de graduação no Brasil. O módulo em foco, elaborado para ser aplicado nos cursos intensivos de português para os alunos PEC-G, parte da perspectiva de Júdice (2009; 2013) para a elaboração de módulos didáticos, com foco em gêneros textuais, para o ensino de português a grupos específicos de estrangeiros, apoiando-se também em pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre abordagens para o ensino da leitura e da escrita em sequências didáticas.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier