PENSANDO O DOMÍNIO ACADÊMICO NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: UMA PROPOSTA DE MÓDULO DIDÁTICO PARA ALUNOS PEC-G
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51122Keywords:
Resumo acadêmico. Português para Estrangeiros. Pré PEC-G. Módulo didático.Abstract
O presente trabalho apresenta uma proposta de módulo didático que focaliza o gênero resumo no ensino de leitura e produção de textos em cursos de português como língua estrangeira, constituindo um possível acréscimo aos materiais didáticos já utilizados nos cursos que preparam os alunos do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) para a realização do Exame Celpe-Bras e de cursos de graduação no Brasil. O módulo em foco, elaborado para ser aplicado nos cursos intensivos de português para os alunos PEC-G, parte da perspectiva de Júdice (2009; 2013) para a elaboração de módulos didáticos, com foco em gêneros textuais, para o ensino de português a grupos específicos de estrangeiros, apoiando-se também em pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre abordagens para o ensino da leitura e da escrita em sequências didáticas.
References
BRASIL. Programa de Estudantes Convênio de Graduação - PEC-G: Apresentação. Disponível em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php. Acessado em: 02 fev. 2021.
CARLINO, P. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Tradução Suzana Schwartz. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.
DOlZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FERRAZ, A.; PINHEIRO, I. M. O desafio pós Celpe-Bras: relações entre o exame e o programa de estudantes-convênio de graduação. In: DELL’ISOLA, R. L. P. (Org.). O exame Celpe-Bras em foco. Campinas: Editora Fontes, 2014, p. 131-141.
JÚDICE, N. Módulos didáticos para grupos específicos de aprendizes estrangeiros de português do Brasil: uma perspectiva e uma proposta. In: GOTTHEIM, L.; PEREIRA, A. L. (Org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira – Processos de criação e contexto de uso. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 147-184.
JÚDICE, N. Gêneros textuais no planejamento e na elaboração de módulos para o ensino de português do Brasil a estrangeiros. In: JÚDICE, N.; DELL’ISOLA, R. (Org.). Português-língua estrangeira: novos diálogos. Niterói: Intertexto, 2009.
LIMA, R. A. Avaliação formativa no desenvolvimento da escrita de aprendizes de português com segunda língua. Niterói: UFF, 2002. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino) do Programa de Pós Gradução em Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise dos gêneros e compreensão. 1. ed. 7a reimpressão. São Paulo: Parábola, 2014.
MATENCIO, M. de L. M. Atividade de (Re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2002.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. 1. ed. 7a reimpressão. São Paulo: Parábola, 2018.
PETRUCELLI, A. J. A. Perfil do professor de português para estrangeiros da região metropolitana do Rio de Janeiro. Niterói: UFF, 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) do Programa de Estudos de Linguagem, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
RIBEIRO, A. L. Resumo acadêmico: uma tentativa de definição. Revista científica das FAMINAS. Muriaé: v. 2, n. 1, 67-77, 2006.
VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da Unigranrio. v. 7, n. 30, jul.-set. 2009. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/view/653/538. Acesso em: 25 ago. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).