UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL MAIS “SUSTENTÁVEL” PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA-CULTURA(S) EM MACAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51123

Palavras-chave:

Abordagem intercultural abrangente, falante intercultural, perspetiva crítica, Macau, recursos.

Resumo

Neste trabalho, pretende-se refletir sobre a pertinência e a exequibilidade de uma abordagem intercultural para o ensino/aprendizagem de Português Língua-Cultura(s) num espaço onde, por vezes, o pensamento crítico pode causar alguma controvérsia. Para isso, voltamos a rever alguns conceitos fundamentais como “falante intercultural”, “competência comunicativa intercultural” e “cultura”. Deter-nos-emos ainda em algumas críticas que têm sido apontadas a esta abordagem, por exemplo o seu eurocentrismo e a sua tendência para separar a competência linguística/comunicativa da intercultural. Desta forma, e tendo em conta que (i) Macau é uma “plataforma” para a cooperação comercial da China com os países de Língua Portuguesa, (ii) o Governo de Macau deseja contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens, concluímos que uma abordagem intercultural mais abrangente é pertinente para este pequeno território, onde vivem muitas comunidades de origens diversas, inclusivamente dos diferentes países e regiões de Língua Portuguesa. Concluímos também que esta abordagem é exequível, mesmo em níveis de iniciação, pois já existem recursos, por exemplo online, para levar o diálogo intercultural para a sala de aula. Falamos, sobretudo, do Languagesbysongs e do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), cujas unidades, de um modo geral, quando adaptadas e/ou completadas, podem constituir uma base para o trabalho dos docentes.

Referências

AGAR, M. Language shock - Understanding the culture of conversation. USA: William Morrow, 1996.

BASTOS, M. A competência de comunicação intercultural: Olhares sobre a natureza do conceito e suas dinâmicas de desenvolvimento. Cadernos do LALE – Série reflexões. Aveiro: UA Editora, 2014.

BYRAM, M. Teaching culture and language: Towards an integrated model. In: BUTTJES, D.; BYRAM, M. (eds.). Mediating languages and cultures - Towards an intercultural theory of foreign language education. UK, USA: Multilingual Matters, 1991, p. 17-30.

BYRAM, M. Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. UK, USA: Multilingual Matters, 1997.

BYRAM, M; NICHOLS, A.; STEVENS, D. Introduction. In: BYRAM, M.; NICHOLS, A.; STEVENS, D. (eds.). Developing intercultural competence in practice. England: Multilingual Matters, 2001, p. 1-8.

BYRAM, M. From foreign language education to education for intercultural citizenship – Essays and reflections. UK, USA, Canada: Multilingual Matters, 2008.

BYRAM, M. Afterword: Education, training and becoming critical. In: FENG, A.; BYRAM, M.; FLEMING, M. (eds.). Becoming interculturally competent through education and training. US: Multilingual Matters, 2009, p. 211-213.

COOK, V. Interlanguage, multi-competence and the problem of the ‘second’ language. Rivista di Psicolinguistica Applicata, v. VI, n. 3, p. 39-52, 2006. Disponível em: <http://www.torrossa.com/resources/an/2234103>. Acesso em: 15 jan. 2015.

CORBETT, J. (2003). An intercultural approach to English language teaching. Canada and Australia: Multilingual Matters.

DEARDORFF, D. Implementing intercultural competence. In: DEARDORFF, D. (ed.). The sage handbook of intercultural competence. Los Angeles: Sage Publications, 2009, p. 477-491.

DEARDORFF, D. Intercultural competence in higher education and intercultural dialogue. In: BERGAN, S.; LAND, H.(eds.). Speaking across borders: The role of higher education in furthering intercultural dialogue. Paris: Council of Europe, 2010, p. 87-100.

DEARDORFF, D.. (2011). Assessing intercultural competence. In: PENN, J. (ed.). Assessing complex general education student learning outcomes, v. 149. California: Wiley Periodicals, 2011, p. 65–79.

DEARDORFF, D. Introduce core concepts – Framework: Intercultural competence model. In: BERARDO, K.; DEARDORFF, D. (eds.). Building cultural competence – Innovative activities and models. Virginia: Stylus Publishing, 2012, p. 45-52.

DUARTE, I. M. Português, língua pluricêntrica: que português ensinar em aulas de língua estrangeira? In: ANDRADE, C. et al. (orgs.). Memória, discurso e tecnologia. São Paulo: Terracota, 2016, p. 217-236.

FANTINI, A. New ways in teaching culture. USA: TESOL, 1997.

FANTINI, A. Assessing intercultural competence: Issues and tools. In: DEARDORFF, D. (ed.). The sage handbook of intercultural competence. Los Angeles: Sage Publications, 2009, p. 456-476.

FERNANDES, S. “Política da Juventude – DSE[D]J troca pensamento crítico por «prudente»”. Hoje Macau, Macau, 14 dez. 2020. Disponível em: <https://hojemacau.com.mo/2020/12/14/politica-da-juventude-dsej-troca-pensamento-critico-por-prudente/>. Acesso em: 8 jan. 2022.

FRIEDMAN, V. Negotiating reality: Intercultural communication as constructing social space. In: POUTIAINEN, S. (ed.). Theoretical turbulence in intercultural communication studies. UK: Cambridge Scholars Publishing, 2014, p. 9-27.

GONÇALVES, L. Uma abordagem intercultural ao ensino do Português na China continental. Dissertação de Doutoramento, Universidade do Porto, Porto, 2016. Disponível em <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/89010/2/168431.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2022.

GONÇALVES, L.; LINO PASCOAL, J. Gastronomia para alimentar falantes interculturais – Uma experiência de aprendizagem a distância durante a pandemia. Portuguese Language Journal, 15, p. 44-59, 2021. Disponível em: <https://www.portugueselanguagejournal.com/plj-15-fall-2021>. Acesso em: 20 jan. 2022.

GONÇALVES, L.; TEIXEIRA E SILVA, R. A língua portuguesa em Macau em tempos de globalização e mobilidades: políticas linguísticas e ensino. In: SOUSA, S.; OLMO, F. C. del (Orgs). Línguas em Português - A Lusofonia numa Visão Crítica. Porto: UPorto, 2020, p. 220-239.

GONÇALVES, L.; TEIXEIRA E SILVA, R. Língua Portuguesa em Macau: uma riqueza (des)aproveitada no Ensino Superior? In: BRITO, R.; VASCONCELOS, M. L. (orgs.). Português, Língua Pluricêntrica. São Paulo: Editora LiberArs, 2022, p. 31 – 50.

GREGERSON-HERMANS, J.; PUSCH, M. How to design and assess an intercultural learning experience. In: BERARDO, K.; DEARDORFF, D. (eds.). Building cultural competence – Innovative activities and models. Virginia: Stylus Publishing, 2012, p. 23-41.

GROSJEAN, F. Studying bilinguals. Oxford: University Press, 2008.

GROSJEAN, F. Bilingual – Life and reality. USA: Harvard College, 2010.

GRUPO CRIT. Culturas cara a cara – Relatos y actividades para la comunicación intercultural, Colección E. Madrid: Edinumen, 2006.

HOFSTEDE, G.; Hofstede, G. J. Cultures and organizations: Software of the mind. USA: MC Graw Hill (2nd ed.), 2005.

JACKSON, J. Introducing language and intercultural communication. London and New York: Routledge, 2014.

KRAMSCH, C. (1998). The privilege of the intercultural speaker. In: Byram, M.; Fleming, M. (eds.). Language learning in intercultural perspective – Approaches through drama and ethnography. UK: Cambridge University Press, 1998, p. 16-31.

Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. Disponível em: <https://bo.io.gov.mo/bo/i/1999/leibasica/index.asp>. Acesso em: 8 jan. 2022.

MARTÍNEZ, P.; ANIDO, M. e LORENZO, M. «Cultura» en el PEFPI: intereses del profesorado de español en formación inicial. Linguarum Arena, v. 12, p. 77-99, 2021.

MENDES, E.; FRUTOSO, V. Orientações do PPPLE para a produção de materiais e recursos didáticos: uma perspectiva plural para aprender, avaliar e ensinar em PLE/PLNM. Platô – Revista do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, v. 4, n. 7, p. 20-30, 2018.

NEUNER, G. Socio-cultural interim worlds in foreign language teaching and learning. In: BYRAM, M. (ed.). Intercultural competence. Strasbourg: Council of Europe Publishing, p. 15-62, 2003.

PARKS, E. The separation between language and content in Modern Language degrees: implications for students’ development of critical cultural awareness and criticality. Language and Intercultural Communication, v. 20, n. 1, p. 22-36, 2020a.

PARKS, E. Developing critical cultural awareness in modern languages: A comparative study of higher education in North America and the United Kingdom. UK: Routledge, 2020b.

PEREIRA, J. P. Ensino e crenças: Estudo de caso sobre representações do aprendente chinês na aula de Português Língua Estrangeira em Macau. Linguarum Arena, v. 12, 2021, p. 133-157.

Política de Juventude de Macau (2021 – 2030). Disponível em: <https://www.dsedj.gov.mo/youthpolicy/news-p.html>. Acesso em: 9 jan. 2022.

SEELYE, H. N. Cultural goals for achieving intercultural communicative competence. In: FANTINI, A. (ed.). New ways in teaching culture. USA: TESOL, Jack Richards, Series Editor, 1997, p. 22-27.

SERCU, L. In-service teacher training and the acquisition of intercultural competence. In: BYRAM; M.; FLEMING, M. (eds.). Language learning in intercultural perspective – Approaches through drama and ethnography. UK: Cambridge University Press, 1998, p. 255-289.

SHAULES, J. A beginner’s guide to the deep culture experience – Beneath the surface. USA: Intercultural Press, 2010.

STAME, S. Diversité linguistique et médiation culturelle dans les entretiens médecin-patient. In: VELOSO, J.; PINTO, G. L. C. (eds). Linguistic diversity and new communication media in multicultural Europe. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004, p. 39-49.

STIER, J. Internationalisation, intercultural communication and intercultural competence. Journal of Intercultural Communication, v. 11, p. 1-11, 2006. Disponível em . Acesso em: 12 junho 2015.

TEIXEIRA. A. P. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural na aula de PLE: Representações e práticas (inter)culturais. Um estudo de caso. FLUP, 2013. Dissertação (Doutoramento em Didática de Línguas), Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto, 2013. Disponível em <https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/74779>. Acesso em 8 fev. 2022.

VINAGRE, A. “Expressão «pensamento distintivo» foi extraída da “Doutrina do Meio”, explica DSEDJ”. Ponto Final, Macau, 22 fev. 2021. Disponível em <https://pontofinalmacau.wordpress.com/2021/02/22/expressao-pensamento-distintivo-foi-extraida-da-doutrina-do-meio-explica-dsedj/>. Acesso em 8 jan. 2022.

XAVIER, L. Ler textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogações. Diacrítica, v. 33, n.3, p. 113–121, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier