UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL MAIS “SUSTENTÁVEL” PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA-CULTURA(S) EM MACAU

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51123

Keywords:

Abordagem intercultural abrangente, falante intercultural, perspetiva crítica, Macau, recursos.

Abstract

Neste trabalho, pretende-se refletir sobre a pertinência e a exequibilidade de uma abordagem intercultural para o ensino/aprendizagem de Português Língua-Cultura(s) num espaço onde, por vezes, o pensamento crítico pode causar alguma controvérsia. Para isso, voltamos a rever alguns conceitos fundamentais como “falante intercultural”, “competência comunicativa intercultural” e “cultura”. Deter-nos-emos ainda em algumas críticas que têm sido apontadas a esta abordagem, por exemplo o seu eurocentrismo e a sua tendência para separar a competência linguística/comunicativa da intercultural. Desta forma, e tendo em conta que (i) Macau é uma “plataforma” para a cooperação comercial da China com os países de Língua Portuguesa, (ii) o Governo de Macau deseja contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens, concluímos que uma abordagem intercultural mais abrangente é pertinente para este pequeno território, onde vivem muitas comunidades de origens diversas, inclusivamente dos diferentes países e regiões de Língua Portuguesa. Concluímos também que esta abordagem é exequível, mesmo em níveis de iniciação, pois já existem recursos, por exemplo online, para levar o diálogo intercultural para a sala de aula. Falamos, sobretudo, do Languagesbysongs e do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), cujas unidades, de um modo geral, quando adaptadas e/ou completadas, podem constituir uma base para o trabalho dos docentes.

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Published

2023-06-19