CARL JANSEN E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Patricia Maria Campos de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andrea Lima Belfort-Duarte Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51297

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira, Ensino, Material Didático, Historiografia

Resumo

A busca por ampliar nosso entendimento sobre o ensino de línguas no Brasil e, mais especialmente, sobre ensino de Português Língua Estrangeira é contínua. Tendo esse fato como motivação e também a contribuição do imigrante alemão no cenário sócio-político-econômico brasileiro, a obra escrita por Carl Jansen – Neuestes praktish-theoretisches Lehrbuch der Portugiesischen Sprache – desperta interesse. Esta obra, cuja primeira edição data de 1863, tem caráter didático e é direcionada especialmente para aqueles que – apesar de terem o alemão como língua materna – têm interesse e/ou necessidade de aprender a língua portuguesa. Considerando a importância da obra e de seu autor para traçar a história do ensino da disciplina no Brasil, pretende-se, nesta primeira etapa da investigação, apresentar resultados oriundos da análise inicial dos conteúdos propostos na 12a. edição da obra citada, bem como dados que legitimem Carl Jansen – um imigrante alemão – como autor de uma obra para ensino de língua portuguesa. O estudo aqui proposto se fundamenta, portanto, nos princípios de uma pesquisa de caráter historiográfico, circunscrevendo-se no âmbito da Historiografia Linguística (HL) e mais especialmente naquele ramo descrito por Swiggers (1998) como historiografia do ensino de língua estrangeira. Por fim, dados preliminares sobre o autor informam que ele foi professor do Colégio Pedro II, revelando que ele tinha, portanto, conhecimento a respeito dos processos de aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, por ser usuário da língua portuguesa como língua estrangeira, o autor revela preocupação em elaborar um manual que tivesse não apenas um caráter teórico, mas sobretudo um objetivo prático.

Biografia do Autor

Patricia Maria Campos de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas, Setor de Português Língua Estrangeira

Andrea Lima Belfort-Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas, Setor de Português Língua Estrangeira

Julia Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras - Português e Literaturas. Bolsista Pibic/UFRJ-CNPq.

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Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier