Abordagem sociocognitivo-discursiva de mecanismos referenciais dêiticos pronominais nos livros didáticos do ensino médio

Autores

  • Maria Margarete Fernandes de Sousa UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Ana Cátia Silva de Lemos

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5372

Resumo

Investigar as relações textuais que são construídas pelos elementos dêiticos é fundamental para o ensino, pois apreender essas relações pode auxiliar os alunos na sua proficiência de leitor e de escritor. Dessa forma, entendemos que é crucial para a aprendizagem que o material de ensino observe o vínculo dos elementos dêiticos com os contextos discursivos. Assim, neste artigo, analisamos como os livros didáticos do Ensino Médio, em suas atividades sobre os elementos dêiticos pronominais, consideram as circunstâncias social, cognitiva e discursiva que se relacionam com os processos dêiticos da linguagem e como as atividades orientam para a compreensão adequada dos mecanismos de referenciação dêitica. Esta pesquisa tem caráter indutivo, pois, para observar as peculiaridades do fenômeno da dêixis, nas atividades de análise linguística, partimos de constatações particulares, fornecidas pelas teorias de base (MONDADA; DUBOIS, 2003; CAVALCANTE, 2000, 2011; KOCH, 1993, 2004; BEAUGRANDE; DRESSLER, 1981; MARCUSCHI, 2008; COSTA, 2007, entre outros autores relevantes para a área), que podem sinalizar para constatações mais abrangentes, generalizantes. Com respeito à análise das atividades, pautamo-nos na teoria da competência comunicativa defendida por Habermas (1989), que dialoga com a abordagem de ensino sociocognitivo-discursiva (CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014). Assim, averiguamos, no corpus selecionado, se o ensino dos mecanismos dêiticos corrobora com a abordagem teórica na qual nos embasamos, com a qual concordamos. Para isso, analisamos atividades de cinco coleções didáticas, selecionadas no manual do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de cujos livros selecionamos 29 atividades de análise linguística que tratam do ensino de pronomes pessoais e de tratamento. A análise nos mostra que esses livros didáticos do Ensino Médio adotam um tratamento essencialmente gramatical no tocante ao ensino das estruturas referenciais dêiticas e tangenciam as funções enunciativas que compõem a essência desses mecanismos. Dessa forma, atribuímos ao ensino de língua portuguesa apresentado pelos livros didáticos do Ensino Médio analisados um caráter, predominantemente, normativo da língua, privilegiando esse aspecto em detrimento do caráter funcional da linguagem.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos