Refletindo sobre ‘erros’ em sala de aula: ativação da consciência metalinguística em aprendizes de português como língua estrangeira (ple) na correção de duas produções escritas infantis
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n2a64474Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar quais conhecimentos metalinguísticas aprendizes de português como língua estrangeira (PLE) matriculados na graduação em Comunicazione Interlinguistica Applicata, em sua maioria italófonos e nas fases inicial (nível A2) e intermediária de formação (níveis B1/B2) do Quadro Europeu Comum de Referência (QCER), ativam quando convidados a realizar tarefas de correção de erros com reescrita dos textos e comentário às correções. Para a realização dessa atividade, foram propostas duas breves narrações escritas por alunos de turmas de alfabetização de escolas particulares da cidade de Recife publicadas em Silva, Morais e Melo (2005, p. 15). As produções infantis apresentam principalmente problemas ortográficos (dificuldades na relação fonema/grafema e de segmentação de palavras) e de organização textual (ausência de pontuação, repetições, uso de conectivos da oralidade). A leitura em voz alta gerou dois resultados diferentes: um negativo e um positivo. No negativo, as/os estudantes demonstraram conhecer como certos grafemas devem ser pronunciados em certos contextos, mas por isso tiveram dificultada a recuperação de algumas palavras escritas e/ou acentuadas de maneira errada (cosica por cócega(s)), mas também os ajudou a recuperar outras (udia por um dia).
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