Refletindo sobre ‘erros’ em sala de aula: ativação da consciência metalinguística em aprendizes de português como língua estrangeira (ple) na correção de duas produções escritas infantis

Auteurs

  • Carla Valeria de Souza Faria Università degli Studi di Trieste, Dipartimento di Scienze Giuridiche, del Linguaggio, dell’Interpretazione e della Traduzione (IUSLIT) https://orcid.org/0000-0003-0297-1700

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n2a64474

Résumé

O objetivo deste trabalho é verificar quais conhecimentos metalinguísticas aprendizes de português como língua estrangeira (PLE) matriculados na graduação em Comunicazione Interlinguistica Applicata, em sua maioria italófonos e nas fases inicial (nível A2) e intermediária de formação (níveis B1/B2) do Quadro Europeu Comum de Referência (QCER), ativam quando convidados a realizar tarefas de correção de erros com reescrita dos textos e comentário às correções. Para a realização dessa atividade, foram propostas duas breves narrações escritas por alunos de turmas de alfabetização de escolas particulares da cidade de Recife publicadas em Silva, Morais e Melo (2005, p. 15). As produções infantis apresentam principalmente problemas ortográficos (dificuldades na relação fonema/grafema e de segmentação de palavras) e de organização textual (ausência de pontuação, repetições, uso de conectivos da oralidade). A leitura em voz alta gerou dois resultados diferentes: um negativo e um positivo. No negativo, as/os estudantes demonstraram conhecer como certos grafemas devem ser pronunciados em certos contextos, mas por isso tiveram dificultada a recuperação de algumas palavras escritas e/ou acentuadas de maneira errada (cosica por  cócega(s)), mas também os ajudou a recuperar outras (udia por um dia).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carla Valeria de Souza Faria, Università degli Studi di Trieste, Dipartimento di Scienze Giuridiche, del Linguaggio, dell’Interpretazione e della Traduzione (IUSLIT)

Carla Valeria de Souza Faria é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora de Lingua e Traduzione - Lingue Portoghese e Brasiliana na Università degli Studi di Trieste. Seus principais interesses de pesquisa estão voltados para o ensino de português como língua estrangeira; os aspectos contrastivos da tradução italiano-português e da tradução audiovisual de filmes de animação para crianças em português brasileiro e português europeu; a análise do discurso político e a teoria da tradução para línguas de sinais. É coautora do Corso di brasiliano 1 e 2, um manual para o ensino do português brasileiro, publicado pela editora Hoepli, dedicado a estudantes de língua italiana.

Téléchargements

Publiée

2024-12-30

Numéro

Rubrique

v26n2 - LING: Línguas românicas e práticas metodológicas