Texto, contexto e leitura na perspectiva de Pauliukonis: base para a referenciação multimodal em charges de Miguel Paiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67898

Resumo

Este artigo pretende elencar alguns pressupostos acerca da relação entre os conceitos de texto, contexto e leitura explorados por Pauliukonis (2013; 2016; 2017 entre outros) em sua trajetória científica, não só a fim de salientar sua preocupação com o ensino de Língua Portuguesa na educação básica – mais especificamente, com as estratégias de interpretação de textos na formação do usuário da língua –, como também evidenciar a profícua interface entre Linguística de Texto (Antunes, 2003; Azeredo, 2018; Koch e Elias, 2018; Cavalcante, 2022; Coelho, 2023 e outros) e Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (Charaudeau, 2008; 2019; Feres, 2021 e outros) nas investigações realizadas pela linguista. Com base nos pressupostos de Pauliukonis, será problematizado o processo de referenciação (Mondada e Dubois, 2003) acionado na e pela multimodalidade (Kress, 2010) constitutiva dos textos na leitura de posts do Instagram centrados em charges de Miguel Paiva. Por meio de análise qualitativa, é possível perceber, nas peças, a construção de objetos de discurso pela semiose verbo-visual, tendo, portanto, as imagens, poder significativo-discursivo tal e qual o signo verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio André Cardoso Coelho, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística textual, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas e linguística geral. Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF)" (CNPq).

Beatriz Feres, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Beatriz dos Santos Feres é doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e professora Associada IV de Língua Portuguesa na mesma universidade, com pós-doutorado relacionado à Teoria de Literatura Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que resultou no livro "Discurso amoroso na literatura infantil" (2023). Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado centradas na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. É membro do Grupo de Trabalho da Anpoll Linguística de Texto e Análise da Conversação e líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística - Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LEIFEN - CNPq/UFF). Também participa do Núcleo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil, da UERJ. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; discurso literário; iconicidade na semiose poética; literatura infantil; livro ilustrado; referenciação e qualificação multimodal.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Edição

Seção

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis