Texto, contexto e leitura na perspectiva de Pauliukonis: base para a referenciação multimodal em charges de Miguel Paiva
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67898Resumo
Este artigo pretende elencar alguns pressupostos acerca da relação entre os conceitos de texto, contexto e leitura explorados por Pauliukonis (2013; 2016; 2017 entre outros) em sua trajetória científica, não só a fim de salientar sua preocupação com o ensino de Língua Portuguesa na educação básica – mais especificamente, com as estratégias de interpretação de textos na formação do usuário da língua –, como também evidenciar a profícua interface entre Linguística de Texto (Antunes, 2003; Azeredo, 2018; Koch e Elias, 2018; Cavalcante, 2022; Coelho, 2023 e outros) e Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (Charaudeau, 2008; 2019; Feres, 2021 e outros) nas investigações realizadas pela linguista. Com base nos pressupostos de Pauliukonis, será problematizado o processo de referenciação (Mondada e Dubois, 2003) acionado na e pela multimodalidade (Kress, 2010) constitutiva dos textos na leitura de posts do Instagram centrados em charges de Miguel Paiva. Por meio de análise qualitativa, é possível perceber, nas peças, a construção de objetos de discurso pela semiose verbo-visual, tendo, portanto, as imagens, poder significativo-discursivo tal e qual o signo verbal.
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