Texto, contexto e leitura na perspectiva de Pauliukonis: base para a referenciação multimodal em charges de Miguel Paiva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67898

Abstract

This article aims to list some assumptions about the relationship between the concepts of text, context and reading explored by Pauliukonis (2013; 2016; 2017, among others) in her scientific trajectory, not only in order to highlight her concern with the teaching of Portuguese language in basic education - more specifically, with text interpretation strategies in the training of language users - but also to highlight the productive interface between Text Linguistics (Antunes, 2003; Azeredo, 2018; Koch and Elias, 2018; Cavalcante, 2022; Coelho, 2023 and others) and Semiolinguistic Discourse Analysis Theory (Charaudeau, 2008; 2019; Feres, 2021 and others) in the research carried out by the linguist. Based on Pauliukonis' assumptions, the referencing process (Mondada and Dubois, 2003) triggered in and by the multimodality (Kress, 2010) constitutive of texts will be problematized in the reading of Instagram posts centered on cartoons by Miguel Paiva. By means of qualitative analysis, it is possible to perceive the construction of discourse objects in the pieces through verb-visual semiosis, with the images having significant discursive power just like the verbal sign.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabio André Cardoso Coelho, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística textual, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua e literaturas, prática de ensino de língua e literaturas e linguística geral. Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF)" (CNPq).

Beatriz Feres, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Beatriz dos Santos Feres é doutora em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e professora Associada IV de Língua Portuguesa na mesma universidade, com pós-doutorado relacionado à Teoria de Literatura Infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que resultou no livro "Discurso amoroso na literatura infantil" (2023). Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado centradas na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso. É membro do Grupo de Trabalho da Anpoll Linguística de Texto e Análise da Conversação e líder do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística - Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LEIFEN - CNPq/UFF). Também participa do Núcleo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil, da UERJ. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; discurso literário; iconicidade na semiose poética; literatura infantil; livro ilustrado; referenciação e qualificação multimodal.

Published

2025-10-07

Issue

Section

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis