O ensino de Língua Portuguesa no Brasil na primeira metade do século XX: a construção de corpus metalinguístico de gramáticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n0a23274Abstract
Este artigo pretende discutir questões e critérios em torno da formação de corpora gramaticais escolares para o estudo da normatização no ensino de língua portuguesa no Brasil na primeira metade do século XX. Para tanto apresentamos uma sistematização de títulos de obras gramaticais assumidas no programa do Colégio Pedro II de 1856-1929 e de nomes de professores delíngua portuguesa no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Trazemos, fi nalmente, considerações metodológicas sobre a pesquisa de campo em arquivos históricos para a identifi cação de obras dessa natureza.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).