MALIGNA ROSA QUE DEVESSE MURCHAR: A ESTÉTICA DA VIOLÊNCIA NO CONTO ZORAIDE COLHE MARGARIDAS, DE BRENO ACCIOLY
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39066Keywords:
Estética. Narrativa. Violência. Literatura alagoana. Breno Accioly.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar a estetização da violência presente na obra do alagoano Breno Accioly, através do recorte que traceja a linguagem literária no conto Zoraide Colhe Margaridas, presente na obra Os cata-ventos (1999). Breno Accioly pertence à geração modernista de 45 e apresenta uma forte influência barroca na sua estética que, interligada a fatores sociais, culturais e memorialistas, conduzem o seu estilo. A violência como um estrato social e cultural apresenta caminhos para afirmar a existência de uma estética da violência em diversas narrativas literárias, como observado na obra de Fonseca (2011), Resende (2011) e Ferréz (2014). Para sustentar a hipótese utilizamos um percurso teórico crítico através de textos que tratam do tema tanto em aspectos sociais, como em aspectos literários, entrecruzando esses saberes. Utilizamos na análise textos de Schollhammer (2009), Rosset (1989), Bomfim (2005; 2007), Odalia (2012), Eco (1971), Vasconcelos (2005), entre outros. Desse modo, constataremos como as narrativas acciolyanas possuem uma base de criação violenta.
References
ACCIOLY, Breno. Breno Accioly: obras reunidas. São Paulo: Escrituras Editora, 1999.
ARAÚJO, Vera Romariz Correia de. Toma lá, dá cá: o tema da vingança na arte. In.: ______. Toma lá, dá cá: rasantes críticas. Maceió: EDUFAL, 2011. p.39-46.
BAUMAN, Zygmunt. A criação e anulação dos estranhos. In.: ______. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p.27-48.
BIBLÍA. Ezequiel. Português. Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges Beneditinos e Maredsous (Bélgica). 7. ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 2011. p.1151.
BOMFIM, Edilma Acioli. Razão mutilada: ficção e loucura em Breno Accioly. Maceió: EDUFAL, 2005.
______. A literatura em Alagoas: um percurso lírico e histórico. In.: MORAES, Maria Heloisa Melo de. (Org.). Poesia alagoana hoje: ensaios. Maceió: EDUFAL, 2007. p.13-40.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1989.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1971. (Coleção Debates, 4).
FARIA, Octávio de. Fortuna crítica. In.: ACCIOLY, Breno. Breno Accioly: obras reunidas. São Paulo: Escrituras Editora, 1999. p.673-674.
FERRÉZ. Manual prático do ódio. São Paulo: Planeta, 2014.
FIÚZA, Fernando. O vazio e a rocha. Maceió: Grafal, 1992.
FONSECA, Rubem. Axilas e outras histórias indecorosas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
LUCAS, Fábio. A violência como reflexo temático. In.: ______. Do Barroco ao Moderno. São Paulo: Ática, 1989. p.145-154.
MOISÉS, Massaud. Fortuna crítica. In.: ACCIOLY, Breno. Breno Accioly: obras reunidas. São Paulo: Escrituras Editora, 1999. p.677-678.
ODALIA, Nilo. O que é violência. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
PERICÁS, Luiz Bernardo. Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. São Paulo: Boitempo, 2010.
PIRES, Cecília. A violência no Brasil. São Paulo: Moderna, 1985.
PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura. 11. ed. São Paulo: Ática, 1989.
RAMOS, Graciliano. Angústia. Rio de Janeiro: Record, 1990.
RESENDE, Nilton. Diabolô. Maceió: EDUFAL, 2011.
ROSSET, Clément. O princípio de crueldade. Tradução de José Thomaz Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
SCHOLLHAMMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
VASCONCELOS, Ruth. O poder e a cultura da violência em Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).