A MULHER E A DIALETOLOGIA BRASILEIRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39702

Keywords:

Mulheres, Dialetologia, APFB, ALS, ALiB.

Abstract

Este artigo, que possui um caráter documental e memorial, tem por meta destacar as mulheres na história dos estudos dialetais do Brasil. A intenção em registrar essas histórias surgiu a partir da análise sobre a preocupação de Antenor Nascentes, em 1958, quando afirmou que [...] para a tarefa de colheita de material as mulheres são menos adequadas do que os homens... (NASCENTES, 1958, p. 7). Objetiva-se destacar a contribuição feminina para o desenvolvimento da Dialetologia, por meio de textos que resgatem essas histórias, entrevistas com mulheres dialetólogas e visitas aos arquivos fotográficos, que certamente, revelarão os desafios e obstáculos vencidos por elas, no decorrer dos anos e nos avanços significativos quanto ao método. Para consecução da pesquisa, seguiram-se algumas etapas, a saber: a) delimitação do escopo da pesquisa, ao escolher três atlas linguísticos, o Atlas Prévio dos Falares Baianos (ROSSI, 1963); o Atlas Lingüístico de Sergipe (FERREIRA et al., 1987); e o Atlas Linguístico do Brasil (CARDOSO et al., 2014); b) realização de leituras das introduções dos três atlas selecionados; c) levantamento dos dados; d) elaboração de um quadro com a cronologia dos principais fatos; e) construção de um painel expositivo, a partir da consulta aos acervos fotográficos dos atlas selecionados, a fim de demonstrar a pertinência do trabalho desenvolvido pelas mulheres, no que tange à Geografia Linguística e à Dialetologia brasileiras. Vale destacar a importância e a preservação dessas memórias, uma vez que dão visibilidade aos aspectos que não são publicados nas pesquisas científicas da área, mas são tão relevantes quanto, pois elas, de certo modo, ajudaram a construir os caminhos trilhados por pesquisadores e pesquisadoras da Dialetologia brasileira.

Author Biographies

Leandro Almeida dos Santos, UFBA/UNEB

Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Mestre em Língua e Cultura, pelo referido Programa. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, pela UFBa. Licenciado e Bacharel em Letras Vernáculas, pela UFBa. Atua, como professor substituto, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus IV, em Jacobina. Atuou como professor substituto das disciplinas EDC A62 - Estágio Supervisionado I de Língua Portuguesa e EDC A63 - Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa - (FACED-UFBA). Atuou na Faculdade Montessoriano, em Salvador, como professor horista e, no Colégio Montessoriano, turmas do Ensino Médio. Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq/UFBA), no projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB), entre agosto de 2010 e abril de 2013, e, até o presente momento, compõe a equipe de pesquisadores do referido Projeto, ocupando a função de inquiridor auxiliar. Dedica-se à diversidade dialetal e sociolinguística do Português Brasileiro, com ênfase nos processos semântico-lexicais e morfossintáticos, também tem interesse nas investigações sobre fronteiras dialetais do PB, além das investigações sobre a formação de professores.

Silvana Soares Costa Ribeiro, UFBA

Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: diversidade linguística, dialetologia, geolinguística, sociolinguística, norma urbana culta, análise da conversação (marcadores conversacionais) e análise textual.
Participa do Projeto de pesquisa Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) como pesquisador, entrevistador e coordenador da Comissão de Informatização e Cartografia. 
Atualmente é Diretora executiva do Comitê Nacional do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Atuou como Diretora científica do Comitê de 2016 a 2018. 
Atua também em capacitação para o ensino superior. Possui Doutorado em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2012) e Mestrado em Linguística (UFBA -1998). 
É Graduada em Letras Vernáculas (Licenciatura - 1992 e Bacharelado - 1994) pela UFBA. Atuou como Superintendente Acadêmico da Universidade Federal da Bahia de 2003 a 2007. 
Atua como pesquisador do Projeto NURC - Salvador, tendo sido bolsista de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento do Projeto durante Graduação e Pós-Graduação (Mestrado). 
Realizou Doutorado sanduíche (CAPES COFECUB) na Université Paris 13 e defendeu a tese intitulada "Brinquedos e brincadeiras infantis na área do "Falar Baiano" utilizando dados do Projeto ALiB.
Como orientador de PIBIC, recebeu Menção Honrosa da Iniciação Científica 2016/2017, pela orientação de Talita Brito de Souza.
Como orientador de Doutorado, recebeu 2o lugar no Prêmio Dinah Callou de melhor Pôster (1o FIS, em 2020, UFRJ), pela coautoria com Leandro Almeida Santos.
Realizou Estágio de Pós-doutorado na França (CAPES-COFECUB) na Université Paris 13 (abril a julho de 2017) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (agosto de 2017 a junho de 2018.
Participou do Projeto PROPESQ-UFBA - vigência março de 2017 a março de 2019.

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Published

2021-06-30

Issue

Section

Language Dossier