ANÁLISE ENTONACIONAL DA LEITURA DE TELEJORNAIS CHILENOS E ESPANHÓIS COM BASE NA TEORIA DA LÍNGUA EM ATO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2015.v17n2a4070Abstract
Este trabalho tem por objetivo realizar uma descrição entonacional do fonoestilo leitura de notícias de telejornais em língua espanhola por apresentadores homens e mulheres das variedades chilena e espanhola. Para tanto, aplicamos aos dados uma análise das funções informativas, segundo a Teoria da Língua em Ato. De acordo com a mesma, em nosso corpus, poderíamos encontrar 6 de suas unidades de informação; no entanto, apenas 4 foram efetivamente observadas: tópico, comentário, apêndice de tópico e apêndice de comentário. As duas últimas são bastante raras. Ainda que o comentário seja um elemento obrigatório e o tópico não, para a Teoria da Língua em Ato, a frequência de ocorrência dessa segunda função informativa é bastante alta em nossos enunciados, o que indica um alto grau de topicalização que caracterizaria o fonoestilo em questão. Para o tópico, foram identificados os mesmos 3 perfis melódicos descritos para o italiano, com foco à direita. Para o comentário, encontramos movimentos de F0 que caracterizam um comentário ligado não final, um comentário ligado não final mas final de sequência e um comentário em final de leitura. Os correlatos morfossintáticos do tópico tendem a ser substantivos e os do comentário, verbos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).