A VELOCIDADE DE FALA COMO PISTA ACÚSTICA DA EMOÇÃO BÁSICA DE RAIVA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2015.v17n2a4076Abstract
O estudo da expressão acústica da emoção geralmente busca analisar se variáveis prosódicas, como entoação (F0), velocidade de fala, pausas, ritmo, intensidade e duração, são pistas confiáveis para a caracterização dos estados emocionais do falante. O presente trabalho tem como objetivo verificar se existe uma associação no Português do Brasil entre a emoção básica de “raiva” e a variável prosódica “velocidade de fala”, como a literatura frequentemente sugere que há para outros idiomas. O corpus consistiu de fragmentos de fala espontânea gravados a partir de um programa de rádio. Os fragmentos foram selecionados com base em um teste de percepção. Para a análise de produção, apenas trechos que foram identificados por mais de 75% dos participantes do teste perceptual como associados às categorias de “raiva” e “neutro” foram selecionados. Os resultados demonstraram que, para os dados que foram utilizados na análise, há uma redução da velocidade de fala quando os enunciados estão associados com a emoção de “raiva”, se comparado com expressões faladas de forma “neutra” pelo mesmo falante, em oposição ao que a literatura frequentemente indica para outras línguas.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).