ESCRITA ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DAS ANOTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a49763Keywords:
Anotações, Atividade reflexiva, Formação docente, Letramento acadêmicoAbstract
Este estudo propõe caracterizar anotações escritas por estudantes de curso de graduação em Letras como gênero textual da formação docente. O pressupostoé de que os processos de formação inicial para a docência constituem-se pela apropriação de gêneros textuais cuja incorporação tanto permite certo exercício do trabalho de ensino pelas estudantes, quanto subsidia o incremento de suas práticas de letramento. Do ponto de vista teórico e metodológico, a abordagem das anotações escritas convoca uma dupla tradição teórica (por um lado, linguística textual e análise da conversação e, por outro lado, linguística aplicada), tomando por base a noção de atividade reflexivacomo hipótese de trabalho. A descrição e análise do corpuspermitem detectar indícios dos modos com que as estudantes constroem uma postura avaliativa com relação, entre outros aspectos, às práticas comunicativas, às ações de textualização e os gêneros textuais constitutivos do ambiente de formação docente.References
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