ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM A SIGNIFICAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50552Keywords:
Semântica, Argumentação, Ensino de língua portuguesa.Abstract
Este trabalho destina-se a apresentar, por meio de uma sequência didática voltada para o ensino de língua portuguesa no ensino médio, uma proposta de trabalho reflexivo em torno de questões relativas à argumentação linguística e, por conseguinte, à significação de palavras, frases e textos. Para tanto, a partir de princípios e conceitos oriundos de teorias que pertencem à chamada Semântica Argumentativa, tais como a Argumentação na Língua (ANSCOMBRE; DUCROT, 1983; DUCROT, 1990) e a Teoria dos Blocos Semânticos (CAREL; DUCROT, 2005; CAREL, 2011, 2017), procura-se explicitar um caminho possível de reflexão semântica − sobretudo a respeito da dimensão argumentativa da língua − para além das perspectivas tradicionais que concebem a argumentação como mecanismo de persuasão. Como ponto de partida para a criação das atividades de análise semântico-argumentativa de palavras em uso, enunciados e pequenos discursos − a exemplo de uma charge −, foram consultadas, principalmente, as pesquisas de Barbisan (2005, 2007), de Graeff, Hanel e Santos (2006) e de Gomes (2016, 2017, 2020). Desse modo, espera-se que este artigo sirva de subsídio teórico-metodológico tanto para professores de ensino médio comprometidos com o desenvolvimento semântico-argumentativo dos estudantes quanto para os pesquisadores interessados pelo ensino da Semântica na educação básica.
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