A collection in movement: grammars and dictionaries from the National Library of Brazil – 1808-1930

Authors

  • Irineu Eduardo Jones Corrêa Centro de Pesquisa e Editoração, Coordenadoria de Pesquisa, Fundação Biblioteca Nacional. https://orcid.org/0000-0002-7397-6552
  • Maria Cristina Antonio Jeronimo Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Laura Aparecida Ferreira do Carmo Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n1a58371

Abstract

This text presents a list of titles and some images and informs quantitative data obtained by the project “Grammatization in Brazil: language and construction of nationality in the collection of the National Library – 1808-1930 ”. It is a survey produced in the investigation in the catalogs and in direct contact with the works of the Fundação Biblioteca Nacional (FBN) great collection, during the 2022 work cycle. Taken together, the titles and author names listed make up the first outlines of the specialized collection that the project intends to identify and declare existence.

Author Biographies

Irineu Eduardo Jones Corrêa, Centro de Pesquisa e Editoração, Coordenadoria de Pesquisa, Fundação Biblioteca Nacional.

Irineu E. Jones Corrêa é Doutor e Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. É pesquisador sênior da Fundação Biblioteca Nacional/FBN. Seu trabalho tem ênfase em teoria literária, especialmente nas relações do texto escrito com a poesia, o poder simbólico e a psicanálise, e em Filologia, em especial com historiografia das gramáticas. Está associado a grupos de pesquisa da própria FBN, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da UFRJ. É um dos idealizadores do projeto "Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente", coordenando a produção de sua página digital. É um dos líderes do grupo "A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade - 1820-1930" e do grupo "ARS - Arte Sociedade Realidade". Publica regularmente em livros acadêmicos e revistas especializadas. Foi beneficiário de estágio "Profession Culture", da Bibliothèque nationale de France.

Maria Cristina Antonio Jeronimo, Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Cristina Jeronimo Antonio é formada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas – Bacharelado e Licenciatura – UFF/2007) e é mestre em Literatura Portuguesa (UFF/2011). Tem atuado em trabalhos em trabalhos cujo objeto de análise é o texto escrito e na produção editorial de diversos tiós de publicações. Noe mercado desde 2007, tem experiência em consultoria em língua portuguesa, atuando na produção de coleções e de livros (ficção e não ficção) e na escrita, edição e revisão de livros, de material técnico e de textos da área da educação.

Published

2024-11-06