UMA PROPOSTA DE ENSINO METACOGNITIVO PARA O PLANEJAMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51107

Palabras clave:

Consciência Metacognitiva, Produção Textual, Brainstorming.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de caso da aplicação de uma metodologia didática de planejamento de textos argumentativos com base em esquemas. O texto é um recorte de uma pesquisa em andamento que investiga os efeitos do uso do brainstorming como procedimento de seleção de ideias para a produção textual. A discussão aqui apresentada enfoca a necessidade de adoção de um ensino metacognitivo, ou seja, o uso de estratégias de ensino que se concentrem na apresentação de situações-problema para o aluno, bem como em fornecer conhecimentos procedimentais para a realização das tarefas propostas, visando à autonomia desse aprendiz (ALMEIDA, 2017; LOCATELLI, 2014). Para tanto, a atividade de planejamento textual será analisada à luz dos Estudos em Metacognição (FLAVELL, 1976, 1979; HAYES & FLOWER, 1980; RIBEIRO, 2003; HACKER, KEENER & KIRCHER, 2009; PORTILHO, 2011). Os resultados indicam que uma metodologia de ensino de produção textual que privilegie o planejamento e se aporte na apresentação de etapas a serem seguidas e de suas funções é capaz de orientar os escreventes a pensar o processo de escrita de maneira organizada.


Biografía del autor/a

Caio Mieiro Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluno de Doutorado em Letras Vernáculas do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLEV UFRJ).

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Publicado

2023-06-19