O STATUS DE PALAVRA FONOLÓGICA EM AFIXOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n2a18035Mots-clés :
Fonologia Prosódica, Palavra Fonológica, AfixosRésumé
Este artigo investigou o status de palavra fonológica em português brasileiro (PB) com base na Teoria da Fonologia Prosódica (NESPOR & VOGEL, 1986; 2007) e abordagens que caracterizam a interface entre aspectos fonológicos e morfológicos do léxico (VIGÁRIO, 2003). A Teoria da Fonologia Prosódica propõe que a palavra fonológica é um nível da hierarquia prosódica em que se verifica o mapeamento entre os componentes fonológicos e morfológicos da gramática. A proposta de Vigário (2003) indica que palavras sufixadas em português poderiam formar duas palavras fonológicas, na medida em que apresentariam dois acentos de palavra. Desse modo, o objetivo deste estudo consiste em analisar o padrão acentual de palavras formadas por afixos átonos e tônicos, a fim de verificar se prefixos e sufixos tônicos em PB formam uma palavra fonológica autônoma. Realizou-se uma tarefa experimental de leitura para a gravação de sentenças contendo grupos de palavras formadas por afixos, e efetuou-se a análise acústica das médias de duração silábica para comparar o padrão acentual da sílaba principal da raiz na palavra primitiva com a mesma sílaba nas palavras com afixos. Os resultados encontrados não apontam para a autonomia dos sufixos tônicos nos grupos de palavras analisados, sugerindo que, em PB, as palavras derivadas com afixos tônicos formariam uma única palavra fonológica.Références
FERNANDES, N. H. Contribuição para uma análise instrumental da acentuação e intonação do português. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, São Paulo, 1976.
FROTA, S.; VIGÁRIO, M. Aspectos de prosódia comparada: ritmo e entoação no PE e no PB. In: Castro, R. V.; Barbosa, P. (Orgs.) Actas do XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Coimbra: APL, v.1, pp. 533-555, 2000.
MONTEIRO, M. Pistas prosódicas na desambiguação de sentenças no PB. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.
NESPOR, M. & VOGEL, I. Prosodic phonology. Dordrecht: Foris Publications, 1986.
______. Prosodic Phonology: with a new foreword. Berlim: Mouton de Gruyter. Cap. 4. p.109-163, 2007.
SANTOS, R. S. e LEAL, E. G. Os domínios prosódicos e a duração de sílabas no Português Brasileiro. Estudos da Língua(gem). v. 8, n.2, p. 133-171, 2010. Disponível em:<http://www.estudosdalinguagem.org/seer/index.php/estudosdalinguagem/article/view/191/272>. Acesso em: 30 de julho de 2014.
SCHWINDT, L. C. O prefixo no português brasileiro: análise prosódica e lexical. DELTA, São Paulo, v. 17, n. 2, 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502001000200001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 de julho 2014.
VIGÁRIO. M. Quando meia palavra basta: apagamento de palavras fonológicas em estruturas coordenadas. Castro, I. e Duarte, I. (eds.) Razões e Emoção. Miscelânia de estudos em homenagem a Maria Helena Mira Mateus. Vol. II. Lisboa: Colibri. p. 415-435, 2003.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).