GASPAR FRUTUOSO, UM ESPÍRITO MODERNO VOLTADO PARA A EXPERIÊNCIA. A SUA CRÍTICA DE PLATÃO
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a41115Mots-clés :
Empírico, Experiência, Platão, Atlântida, GeografiaRésumé
Os navegadores portugueses dos séculos XV e XVI produziram um conjunto de escritos que revelam uma atitude nova para a época pois exalta o conhecimento adquirido pela sua experiência como superior ao herdado dos autores clássicos. Gaspar Frutuoso, não sendo um navegador, nasceu nos Açores e experimentou uma realidade geográfica que lhe permitiu olhar criticamente para Platão, que havia localizado esse Continente precisamente naquela região do globo. A crítica desenvolvida por Frutuoso baseia-se em argumentos de ordem empírica ditada pelos conhecimentos por ele adquiridos no contato directo com a realidade insular.
Références
ALMEIDA, O. T. O século dos prodígios: A ciência no Portugal da expansão. Lisboa: Quetzal Editores, 2018.
FRUTUOSO, G. Saudades da Terra, Livro I. Ponta Delgada: Instituto Cultural, 1966.
FRUTUOSO, G. Saudades da Terra, Livro IV, Volume II. Ponta Delgada: Instituto Cultural, 1981.
KELLERMANN, F. Montaigne, Reader of Plato. Comparative Literature, v. 8, n. 4, p. 307-322, 1956.
MARCHI, D. M. Montaigne and the New World: The Cannibalism of Cultural Production. Modern Language Studies, vol. 23, n. 4, p. 35-54, 1993.
PACHECO DE CANTO E CASTRO, E. Vaz. Recherches micrographiques sur quelques roches de l'Île de San Miguel. Lisboa: Imprensa Nacional, 1888.
PACHECO DE CANTO E CASTRO, E. Ensaio critico sôbre a bibliographia geológica dos Açores e nomeadamente de S. Miguel. Separata do Arquivo dos Açores, v. 11, p. 268-303, 1890.
PACHECO DE CANTO E CASTRO, E. Dos impossíveis em philosophia natural. Ponta Delgada: Imp. de Eugénio Pacheco, 1899.
PINTO, M. S. Gaspar Frutuoso, os Açores e a Atlântida de Platão. Boletim do centro de estudos de história e filosofia da ciência e da técnica, n. 1, ano 2, 1998.
PINTO, M. S. Açoreana, n. 10, v. 1, p. 193-206, 2003.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).