Fiama em cena viva
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a16501Parole chiave:
Fiama Hasse Pais Brandão, poesia, teatro, voz, performance.Abstract
Parece-nos necessário um exercício de aproximação ao aspecto cênico da obra de Fiama Hasse Pais Brandão a partir da manifestação de uma crença no caráter performático da voz poética, traço percebido tanto em produções pertencentes ao universo teatral quanto em seus poemas. Nesta incursão à qual nos lançamos, a relação entre poesia e teatro ou poesia e drama é tomada a partir da leitura da estrutura de uma “recitação poética” incluída no livro de estreia da autora, Em cada pedra um voo imóvel (1958), intitulada “Luar e sal”. Neste primeiro momento de sua escrita, o que vemos é a aposta num “teatro da voz” – como Jorge Fernandes caracterizará a sua poesia em Cenas vivas (2000) –, promovido pelo minimalismo do gesto e pela redução do espaço cênico ao eco das falas dos diversos personagens. Dessa forma, no livro de 1958, a "ceno-grafia" se mostra uma primeira maneira de alçar o poema à qualidade de lugar, como apontará Eduardo Prado Coelho, quando sugere que “Poesia 61” formulará uma “concepção topológica do texto como lugar onde o sentido se produz” (1976, p. 265).
Riferimenti bibliografici
BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Cenas vivas. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.
______. Recitações dramáticas. In: Em cada pedra um voo imóvel. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007, p. 15-53.
______. Âmago: antologia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
COELHO, Eduardo Prado. Apresentação de um livro: (Este) Rosto. In: A palavra sobre a palavra. Porto: Portucalense, 1972.
MARTELO, Rosa Maria. Nomear os nomes. In: A forma informe: leituras de poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 200, p. 125-129.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. Maria Lúcia Pereira, J. Guinsburg, Rachel Araújo de Baptista Fuser, Eudynir Fraga e Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2011.
PESSOA, Fernando. Obra poética: em um volume. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Portugal maio de Poesia 61. Lisboa: IN-CM, 1986.
______. Apresentação. In: BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Cenas vivas. Lisboa: Relógio d’Água, 2000, s/p.
VASQUES, Eugénia. O manifesto teatro de Fiama. Metamorfoses, Lisboa, n. 6, p. 19-27, 2005.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).