CAEIRO EM CENA: UM POETA NA “ERA DOS POETAS”
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50551Parole chiave:
Alberto Caeiro, Alain Badiou, Poema, Visualidades, Sutura.Abstract
Apoiado, sobretudo, no conceito de “era dos poetas”, criado pelo filósofo franco-marroquino Alain Badiou, o presente ensaio tem por objetivo, no primeiro ato, a promoção de uma análise qualitativa das reflexões badiousianas acerca do período histórico situado entre a Comuna de Paris (1870) e o pós-Segunda Guerra (1960), trazendo à cena as relações primevas existentes entre filosofia e poesia. O arcabouço teórico fundamenta-se em outro conceito badiousiano – de “sutura” – pedra de toque que estabelece as limitações do exercício do “livre jogo” ou de circulação intelectual entre os procedimentos de verdade que condicionam a filosofia. Atravessada pela visualidade estética e por uma imagística teatralizada, a poesia de Alberto Caeiro surge, no segundo ato, como o corpus de eleição visando a uma exposição sintética das ricas considerações badiousianas sobre o tema.
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