DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL EM INTERFACE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DADOS DO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a50713Parole chiave:
Dialetologia, Sociolinguística educacional, Variação lexical, Atlas Linguístico do BrasilAbstract
Este trabalho tem como tema o ensino da variação lexical sob o viés da diatopia. Assim, temos o objetivo de apresentar estratégias metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa a partir da análise da Carta Lexical-Estilingue do projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) (CARDOSO et al, 2014, p. 283). Como fundamentação teórica, apoiamo-nos no conceito de léxico como registro de conhecimento do universo (BIDERMAN, 1998), reflexo da cultura dinâmica da sociedade (RIBEIRO, 2012) e conjunto de itens linguísticos disponíveis para o uso na comunicação (ANTUNES, 2012). Além disso, utilizamos a Dialetologia (CARDOSO, 2010) com os direcionamentos da Sociolinguística educacional para promover o ensino da variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2004). Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa, especificamente o método de pesquisa-ação como delineamento desta proposta de natureza aplicada. A partir da carta lexical “estilingue”, estruturamos uma proposta didática com base em duas competências da Base Nacional Comum Curricular, a serem desenvolvidas em três etapas do trabalho pedagógico: (i) a fase diagnóstica, (ii) a apresentação e leitura das cartas lexicais e (iii) a produção escrita, refletindo sobre a variação lexical. Como considerações finais, acreditamos que está delineada mais uma possibilidade de conhecimento da variação diatópica, especialmente no nível do léxico, com uma reflexão sociolinguística didaticamente exposta pela interpretação da frequência, pela sócio-história das localidades e dos informantes, pela análise crítica e pela conscientização da variação como algo ordenado e inerente à língua.Riferimenti bibliografici
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