Ciclos do macabro na lírica de Alphonsus de Guimaraens
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2012.v11n0a3953Abstrakt
A partir da análise de poemas escritos por Alphonsus de Guimaraens na última década do século XIX, em especial um grupo de poemas para os quais foi escolhida como título a expressão latina “Memento, homo quia”, este ensaio aborda o caráter tensional e problemático de uma lírica em cujas realizações observam-se recorrências de imagens e procedimentos técnicos por meio dos quais parece atualizar-se uma insistente tensão entre a tematização da morte enquanto presença obsessiva e a exploração das possibilidades ou impossibilidades da arte e da fruição estética diante do problema metafísico assim constituído. As imagens de cunho macabro foram prioritariamente enfocadas na tentativa de se estabelecerem hipóteses interpretativas para sua ocorrência em poemas nos quais também se observam procedimentos formais relacionados ao estabelecimento de ciclos ou circularidades de ordem diversa(refrões, palavras ou expressões com sonoridades aproximadas, textos ordenados em grupos ou sessões, estruturas semânticas circulares, referências intertextuais). Dentre tais hipóteses, exploram-se, em especial, as alusivas à condição humana como aprisionamento ou condenação eterna.Pobrania
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