A performance do cordel como prática de leitura literária

Autor

  • Carlos Magno Gomes Universidade Federal do Sergipe
  • Claudia Zilmar da Silva Conceição Secretaria do Estado de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4732

Abstrakt

RESUMO: Este artigo traz uma reflexão sobre o ensino de literatura a partir da leitura e interpretação da cultura oral e do cordel. Para tanto, sugerimos a introdução da cultura popular como parte dos conteúdos significativos que despertam o interesse e a motivação dos leitores em conhecer a diversidade cultural do cordel. Metodologicamente, exploramos conceitos de cultura popular e performance, propostos por Hall e Zumthor. Quanto ao ensino de literatura,
exploramos os métodos de leitura interdisciplinar e subjetiva defendidas por Rouxel e Cosson. Como abordagem de intervenção, propomos oficinas de literatura de cordel.


PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Literatura de cordel, Performance.

Opublikowane

2016-06-27

Numer

Dział

Artigos