Mulheres no 'mundo' da violência e do crime: Algo fora de lugar? (Comarca de Guarapuava/PR, 1965-1980)

Autores

  • Valdemir Paiva Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Claudia Priori Universidade Estadual do Paraná /UNESPAR- Campus de Campo Mourão.

Palavras-chave:

mulheres, violência, criminalidade, justiça, gênero

Resumo

Este artigo aborda a presença das mulheres no “mundo” da violência e do crime, destacando os lugares que a violência feminina ocupa no imaginário social, nos discursos jurídicos e na historiografia, quase sempre vista como algo fora de lugar, o que pressupõe uma não violência feminina. Realizamos análise de processos-crimes contra o patrimônio e contra a fé pública no contexto de 1965 a 1980, que tiveram mulheres como autoras dos delitos, na comarca de Guarapuava, Paraná. Com base nisso e nas contribuições teóricas da história das mulheres e dos estudos de gênero, delineamos perfis e o envolvimento nas práticas delitivas, desmistificando discursos naturalizados da feminilidade passiva e de estereótipos idealizados e atentando-nos para as construções de gênero presentes na documentação. 

Biografia do Autor

Valdemir Paiva, Universidade Federal do Paraná- UFPR

É mestrando no Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciado em História pela Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR-Campus de Campo Mourão-Brasil.

Claudia Priori, Universidade Estadual do Paraná /UNESPAR- Campus de Campo Mourão.

É Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação-Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistória, da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR-Campus de Campo Mourão. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)- Brasil.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos