Dispositivos de segurança e justiça de rua: Outras questões sobre assaltos, vigilantismos e linchamentos

Autores

  • Fabio Magalhães Candotti Universidade Federal do Amazonas
  • Israel Pinheiro Universidade Federal do Amazonas
  • Jander Batista Alves Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

segurança, justiça, assalto, dispositivos de poder, linchamento

Resumo

A partir de duas notas etnográficas sobre acontecimentos em Manaus, no Amazonas, o artigo propõe a problematização de agenciamentos coletivos contra pequenos roubos e furtos. Dialogando com estudos sobre gestão de ilegalismos e vigilantismo, a análise se afasta dos termos consagrados pelos estudos sobre linchamento no Brasil, sobretudo do conceito de justiça popular e da segmentaridade estadocêntrica que ele pressupõe. Os autores apontam para a importância da indiscernibilidade entre o estatal e o não estatal para o funcionamento de dispositivos de segurança e justiça de rua e para produção de um contínuo punitivo entre ruas e prisões.

Biografia do Autor

Fabio Magalhães Candotti, Universidade Federal do Amazonas

Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam, Manaus, Brasil). Coordena o grupo de pesquisa Ilhargas – Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia, da Ufam. É doutor em pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil) e graduado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

Israel Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Ufam, mestre pelo PPGS da Ufam e graduado em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisador do grupo de pesquisa Ilhargas Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia.

Jander Batista Alves, Universidade Federal do Amazonas

Mestre pelo PPGS da Ufam e graduado em direito pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte, Manaus, Brasil). É pesquisador do grupo de pesquisa Ilhargas – Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos