Entre el castigo y la intervención socioeducativa: Experiencias cotidianas en una institución penal juvenil de la ciudad de Buenos Aires desde un enfoque socio-antropológico y de género

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.20102

Palavras-chave:

punição, intervenção socioeducativa, jovens, masculinidade, experiências

Resumo

Entre punição e intervenção socioeducativa: Experiências cotidianas em uma instituição penal juvenil na cidade de Buenos Aires sob uma perspectiva socioantropológica e de gênero analisa os sentidos das intervenções que se tencionam entre práticas socioeducativas e/ou punitivas em uma instituição de privação de liberdade para jovens rapazes entre 18 e 21 anos de idade, denominada Centro Socioeducativo de Régimen Cerrado (CSRC) Cortázar. Por uma perspectiva socioantropológica e de gênero, reflete-se sobre os sentidos das intervenções realizadas nessa instituição e sobre práticas de punição e socioeducativas. A partir da análise das observações participantes, de entrevistas semiestruturadas e de análise documental, as vozes dos atores são ressignificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julieta Nebra, Universidad de Buenos Aires

Doutoranda em antropologia na Universidade de Buenos Aires (UBA, Buenos Aires, Argentina) e doutora pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet, Buenos Aires, Argentina). É mestre em gênero, sociedade e políticas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso, Buenos Aires, Argentina) e licenciada em assistência social pela UBA. Trabalha no Instituto de Ciências Antropológicas da UBA, é professora em diferentes universidades e ativista feminista.

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos