Entre el castigo y la intervención socioeducativa: Experiencias cotidianas en una institución penal juvenil de la ciudad de Buenos Aires desde un enfoque socio-antropológico y de género

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.20102

Palavras-chave:

punição, intervenção socioeducativa, jovens, masculinidade, experiências

Resumo

Entre punição e intervenção socioeducativa: Experiências cotidianas em uma instituição penal juvenil na cidade de Buenos Aires sob uma perspectiva socioantropológica e de gênero analisa os sentidos das intervenções que se tencionam entre práticas socioeducativas e/ou punitivas em uma instituição de privação de liberdade para jovens rapazes entre 18 e 21 anos de idade, denominada Centro Socioeducativo de Régimen Cerrado (CSRC) Cortázar. Por uma perspectiva socioantropológica e de gênero, reflete-se sobre os sentidos das intervenções realizadas nessa instituição e sobre práticas de punição e socioeducativas. A partir da análise das observações participantes, de entrevistas semiestruturadas e de análise documental, as vozes dos atores são ressignificadas.

Biografia do Autor

Julieta Nebra, Universidad de Buenos Aires

Doutoranda em antropologia na Universidade de Buenos Aires (UBA, Buenos Aires, Argentina) e doutora pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet, Buenos Aires, Argentina). É mestre em gênero, sociedade e políticas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso, Buenos Aires, Argentina) e licenciada em assistência social pela UBA. Trabalha no Instituto de Ciências Antropológicas da UBA, é professora em diferentes universidades e ativista feminista.

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos