Sociabilidade violenta, o bandido e Deus: Considerações sobre a gramática da violência urbana

Autores

  • Jussara Freire Universidade Federal Fluminense
  • Cesar Pinheiro Teixeira IFCS/UFRJ

Palavras-chave:

sociabilidade violenta, sujeição criminal, mundo do crime, familiares de vítimas, favela

Resumo

Neste artigo, propomos analisar crime e violência como dois eixos de uma gramática específica cujos repertórios encontram-se em torno de um personagem central desse cenário, o bandido. Essa gramática da violência urbana delineia um conjunto de imperativos que configuram grande parte da sociabilidade urbana no Rio de Janeiro. Ela orienta as qualificações e reações de diversos atores no labiríntico circuito de acusações por ela própria gerada. Para esclarecer alguns movimentos importantes nesse circuito, exploramos nosso material empírico a partir de alguns distanciamentos e aproximações entre a sociabilidade violenta e a sujeição criminal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Freire, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, polo de Campos dos Goytacazes (UFF-Campos, Brasil), do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) e do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS), ambos da UFF e é coordenadora do grupo de pesquisa Cidades, Espaços Públicos e Periferias (diretório CNPq) e pesquisadora do Coletivo de Estudo sobre Violência e Sociabilidade (Cevis), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp, Rio de Janeiro, Brasil), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) . Tem doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil) e mestrado e graduação em sociologia pela Université Paris X-Nanterre (França).

Cesar Pinheiro Teixeira, IFCS/UFRJ

Pesquisador (de pós-doutorado) do Necvu e pesquisador associado ao Cevis. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e tem graduação em ciências sociais pela Uerj.

Downloads

Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

Dossiê Sociabilidade Violenta: Novas Interpretações