Garimpos de ouro na fronteira franco-brasileira: Conexões entre o legal e o ilegal

Autores

  • Joana Domingues Vargas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jania Perla Diógenes Aquino Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Palavras-chave:

ilegalismos, fronteira franco-brasileira, mineração ilegal, garimpo, Oiapoque

Resumo

O artigo analisa garimpos clandestinos que atraem brasileiros à Guiana Francesa, ressaltando suas conexões com atividades comerciais legais no município de Oiapoque, com base em questionários, grupos focais, entrevistas e inserções etnográficas. Buscamos compreender os agenciamentos que possibilitam o contrabando do ouro francês, sua inserção no mercado brasileiro e as relações que atravessam este universo, envolvendo atividades lícitas e ilícitas. Abordamos a corrida do ouro que atravessa a fronteira em direção à Guiana Francesa enquanto rede social que abrange humanos e não humanos e conecta a Amazônia guianense com os mercados internacionais.

Biografia do Autor

Joana Domingues Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora associada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É coordenadora de pesquisas do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ, pesquisadora de produtividade do CNPq e atualmente coordenadora brasileira do Capes/Cofecub “Passagens de Fronteiras e Cidades Seguras: Questões históricas e contemporâneas”. Possui doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil) e graduação em história pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil).

Jania Perla Diógenes Aquino, Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil) e do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC. Integra como professora e pesquisadora o Capes/Cofecub “Passagens de Fronteiras e Cidades Seguras: Questões históricas e contempo-râneas”, com estágio pós-doutoral no Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Instituitions Pénales (Cesdip/UVSQ, França). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestre pelo PPGS da UFC e graduada em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2019-07-23