Garimpos de ouro na fronteira franco-brasileira: Conexões entre o legal e o ilegal

Autor/innen

  • Joana Domingues Vargas Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jania Perla Diógenes Aquino Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Schlagworte:

ilegalismos, fronteira franco-brasileira, mineração ilegal, garimpo, Oiapoque

Abstract

O artigo analisa garimpos clandestinos que atraem brasileiros à Guiana Francesa, ressaltando suas conexões com atividades comerciais legais no município de Oiapoque, com base em questionários, grupos focais, entrevistas e inserções etnográficas. Buscamos compreender os agenciamentos que possibilitam o contrabando do ouro francês, sua inserção no mercado brasileiro e as relações que atravessam este universo, envolvendo atividades lícitas e ilícitas. Abordamos a corrida do ouro que atravessa a fronteira em direção à Guiana Francesa enquanto rede social que abrange humanos e não humanos e conecta a Amazônia guianense com os mercados internacionais.

Autor/innen-Biografien

Joana Domingues Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora associada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É coordenadora de pesquisas do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ, pesquisadora de produtividade do CNPq e atualmente coordenadora brasileira do Capes/Cofecub “Passagens de Fronteiras e Cidades Seguras: Questões históricas e contemporâneas”. Possui doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil) e graduação em história pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil).

Jania Perla Diógenes Aquino, Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil) e do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC. Integra como professora e pesquisadora o Capes/Cofecub “Passagens de Fronteiras e Cidades Seguras: Questões históricas e contempo-râneas”, com estágio pós-doutoral no Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Instituitions Pénales (Cesdip/UVSQ, França). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestre pelo PPGS da UFC e graduada em ciências sociais pela mesma universidade.

Veröffentlicht

2019-07-23