El proceso de subjetivación de la mujer en el conflicto armado, la configuración de nuevas identidades y su impacto en la transformación social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n1.62161

Palavras-chave:

subjetivação, identidade, injustiça estrutural, conflito armado

Resumo

O processo de subjetivação das mulheres no conflito armado, a configuração de novas identidades e seu impacto na transformação social Esta pesquisa se concentra em analisar as diferentes formas de subjetivação das mulheres vítimas de violência durante o conflito armado na Colômbia e como essas experiências são reconfiguradas em agências políticas de transformação social. A metodologia da pesquisa articula categorias fornecidas pela teoria feminista, explorando sua influência em diversas formas de subjetivação, como o uso do corpo, os papéis e as representações das mulheres durante o conflito armado, e tomando como referência a leitura e a avaliação do relatório da Comissão da Verdade. Achados importantes revelam que as mulheres são um nó central no tecido do conflito armado, não apenas como vítimas, narradoras em primeira pessoa, sobreviventes, testemunhas ou intérpretes, mas também como agentes políticos centrais e, em muitos casos, únicos na formulação de estratégias para a reconstrução do tecido social, organização política e comunitária.

Biografia do Autor

Carlos Andrés Alberto Suárez, Universidad Agustiniana

Es filósofo y Magíster en Filosofía del Derecho de la Universidad de Buenos Aires, Argentina. Ha sido profesor e investigador de la Uniagustiniana y Directivo Docente de la Secretaría de Educación de Bogotá, Colombia. Actualmente es Candidato a doctor en Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Ana María Rosas Rodríguez, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia

Es filósofa y magíster en Filosofía de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Colombia. Ha sido profesora e investigadora de la Uniagustiniana y de la Pontificia Universidad Javeriana en Colombia. Actualmente es becaria Fulbright y estudiante del doctorado en Filosofía en Rice University, Estados Unidos.

Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

Artigos