Os espectros dos regimes ditatoriais e os escombros do autoritarismo na América Latina: as constatações registradas nos relatórios do desenvolvimento humano (PNUD/ONU)

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n2.66125

Schlagworte:

Regimes ditatoriais, América Latina, Desenvolvimento humano, Nações Unidas

Abstract

Esta é uma pesquisa documental histórico hermenêutica, que objetiva favorecer a compreensão dos significados políticos das constatações, postas em evidência em alguns relatórios, sobre os efeitos, no presente, dos autoritarismos sociais e políticos sedimentados e potencializados pelos regimes militares. As constatações, registradas nesses documentos, sobre os tentáculos obstrutores do desenvolvimento humano e da democratização, deixados pelos regimes ditatoriais e impregnados nas instituições e na sociedade, são os principais eixos desta pesquisa.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Maria José De Rezende, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

É professora de Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL, Brasil) e do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio, Brasil). Membro do Laboratório de Pesquisas sobre a obra de Claude Lefort, do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LENPES), ambos da UEL, e do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH/IEA/USP). Coordena os grupos de pesquisa “Estado e Democracia” e “Desenvolvimento social e desenvolvimento humano”, ambos registrados no diretório de grupos do CNPQ. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC, Brasil) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, Brasil).

Veröffentlicht

2025-07-25