Os espectros dos regimes ditatoriais e os escombros do autoritarismo na América Latina: as constatações registradas nos relatórios do desenvolvimento humano (PNUD/ONU)
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n2.66125Palavras-chave:
Regimes ditatoriais, América Latina, Desenvolvimento humano, Nações UnidasResumo
Esta é uma pesquisa documental histórico hermenêutica, que objetiva favorecer a compreensão dos significados políticos das constatações, postas em evidência em alguns relatórios, sobre os efeitos, no presente, dos autoritarismos sociais e políticos sedimentados e potencializados pelos regimes militares. As constatações, registradas nesses documentos, sobre os tentáculos obstrutores do desenvolvimento humano e da democratização, deixados pelos regimes ditatoriais e impregnados nas instituições e na sociedade, são os principais eixos desta pesquisa.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.