'Violent Sociability' as an Interpretant for Effectuate Actions Based on Force: A Pragmatic Development for Machado da Silva’s Hypothesis

Authors

  • Alexandre Werneck UFRJ, Rio de Janeiro
  • Vittorio Talone Iesp/Uerj

Keywords:

violent sociability, effectuation, dystopia, morality, force

Abstract

The essay aims to present a pragmatic reframing of the concept of violent sociability, proposed by Luiz Antonio Machado da Silva. We suggest reinterpreting it as a social representation, operated by actors both as metaphysics and as device and endowed with enough agency to effectuate the deployment of large amounts of force necessary for some imposition actions in non-routine situations – situations that, because of the representation, are understood as routine. In order to do so, we discuss how a dystopian perspective of the world joins up with a representation that a force-based metaphysics operates perennially among people.

Author Biographies

Alexandre Werneck, UFRJ, Rio de Janeiro

É professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ e coordenador efetivo de pesquisa do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu). É pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Fez pós-doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ e tem doutorado (2009) em sociologia pelo PPGSA da UFRJ (com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS), produzindo um trabalho recebedor de Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2010 e que resultou no livro "A desculpa: As circunstâncias e a moral das relações sociais" (2012). Graduou-se em Comunicação Social na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ (2001) e tem mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2004). Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia dos conflitos e sociologia da moral. Tem também experiência em comunicação, com ênfase em jornalismo e edição, e é tradutor de inglês e francês, especializado na área de ciências sociais.

Vittorio Talone, Iesp/Uerj

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) e pesquisador associado do Necvu. É mestre pelo PPGSA da UFRJ e graduado em ciências sociais pela mesma universidade.

Published

2019-01-23

Issue

Section

Dossiê Sociabilidade Violenta: Novas Interpretações