O palco suplicial de uma guerreira: O estigma de ser mulher de preso em um episódio de linchamento virtual
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v16esp5.55982Keywords:
mulher de preso, guerreira, linchamento virtual, palco suplicial, moralismoAbstract
O artigo tem como ponto de partida o linchamento virtual na página do Facebook, de uma mulher de preso, vítima de feminicídio no interior de uma unidade prisional paulista em 2019, para analisar as críticas apresentadas pelos linchadores contra toda a categoria mulher de preso e as prestações de contas dessas mulheres a essas críticas. Para isso, procuro confrontar a identidade positivada da guerreira, coletivamente construída por essas mulheres, ao moralismo mobilizado nesse palco suplicial próprio para a exposição de culpas e de estigmas, em que suas identidades são colocadas à prova.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Upon submitting a text, the authors retain copyright and grant DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License type attribution BY (CC-BY), which permits sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.