Das experiências de (des)qualificação das pessoas à precariedade dos laços entre os seres que habitam o mundo escolar
Palabras clave:
experiência escolar, injustiça, humilhação, conflitos escolares, laços educativosResumen
Perante o desígnio político de uma escola inclusiÂva e obrigatória para todos, os conflitos escolares e a precariedade dos laços entre atores educatiÂvos tornaram-se mais visíveis, mais numerosos e mais inquietantes. A pesquisa realizada em seis escolas portuguesas de ensino médio procurou compreender os juízos críticos e morais produÂzidos por esses atores diante de situações exÂperienciadas como injustas ou humilhantes. Por outro lado, exploraram-se as modalidades de adÂministração dos conflitos e dos laços entre eles. O artigo discute, assim, os problemas da (con)viÂvência em meio escolar e os limites da cidadania democrática na escola contemporânea.
In light of the political proposal for inclusive and compulsoÂry schooling for all, school conflicts and the precariousness of the bonds between educational actors have become more visible, numerous and disturbing. The article From the Experiences of People's (Dis)Qualification to the Precariousness of the Bonds between those who InÂhabit the School World describes a survey conducted in six Portuguese secondary schools aiming to understand the critical and moral thinking produced by educational figures in relation to experiences felt to be unjust or humiliÂating. On the other hand, the forms of managing conflicts and bonds between actors are also explored. The article thus discusses problems confronted in school living and the limits of democratic citizenship in the contemporary school.
Keywords: school experience, injustice, humiliation, school conflicts, educational bonds
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar un texto, los autores conservan los derechos de autor y conceden DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons tipo atribución BY (CC-BY), que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.