Os olhos e os ouvidos do juiz? O Samre, um serviço da Justiça das crianças e dos adolescentes no Brasil (BH)
Palabras clave:
Justiça brasileira, jovens e adolescentes, indivíduo, psicanálise, responsabilizaçãoResumen
Este artigo nos permite entender a implicação dos profissionais na missão que lhes é atriÂbuida e ver como eles aplicam diretrizes que exigem do adolescente um trabalho sobre si, uma tomada de consciência e a aquisição de uma postura “responsável” em relação ao ato cometido e, mais amplamente, à vida. Se essa abordagem permite que os profissionais de um serviço específico possam ter a impressão de agir sobre os jovens e sobre o problema da criminalidade, veremos que eles enfrentam, regularmente, dificuldades que mostram que essa abordagem está em desacordo com a reaÂlidade social vivida pelos jovens.
This article The Eyes and Ears of the Judge? Samre, a Service of Justice of Children and Adolescents in BraÂzil (BH) analyses on certain principles of the court involved youth in Brazil from the study of a specific service of the juÂvenile justice system in Belo Horizonte, Minas Gerais. From the observation of the work of these professionals, we shall see how they get involved in their mission and apply it diÂrectives which have a character individualizing, requiring young people a work on one, an awareness of their situÂation and a “responsible” posture in front of the committed act and more widely in front of the life. The professionals are confronted with difficulties which remind them that this approach centered on the individual is in gap in front of the social reality of the young people.
Keywords: Justice, Brazil, youth people and teenagers, individual, psychoanalysis, making accountable
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar un texto, los autores conservan los derechos de autor y conceden DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons tipo atribución BY (CC-BY), que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.